36 civilizações extraterrestres poderiam ser detectadas aponta estudo

Filmes de ficção científica, onde seres de outros planetas existem podem estar mais próximos do real do que se imagina. É o que diz um estudo publicado na revista científica The Astrophysical Journal, ao estimar 36 civilizações extraterrestres, que poderiam ser constatadas em nossa Galáxia.

A afirmação é de um grupo de investigadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, liderado pelo professor de astrofísica Christopher Conselice.

Isso partindo da "suposição de que a vida inteligente se forma em outros planetas de maneira semelhante a como aconteceu na Terra", diz o estudo publicado na revista científica The Astrophysical Journal.

"A nossa nova investigação sugere que a busca por civilizações inteligentes extraterrestres não só revela a existência de como se forma a vida, como também nos dá pistas sobre quanto tempo a nossa própria civilização continuará existindo", afirma Conselice.

"Se descobrirmos que a vida inteligente é comum, isso revelaria que nossa civilização poderia existir muito mais do que apenas algumas centenas de anos; mas se descobrirmos o contrário, que não há civilizações ativas na nossa galáxia, isso é um mau sinal para a nossa própria existência de longo prazo."

Teoria por trás do estudo

Imagem: Reprodução

O estudo segue o princípio da mediocridade, de Nicolau Copérnico. Se trata de um conceito filosófico aplicado na astronomia que diz que a Terra não é o único planeta capaz de abrigar vida.

Outra base do estudo é a equação do astrônomo Frank Drake de 1961, no qual determina sete fatores necessários para que desenvolva vida inteligente em outro planeta. Entre eles, está a existência de uma estrela em distância adequada para que o planeta possa orbitar em torno dela.

Após estas premissas e cálculos complexos, os cientistas chegaram à conclusão de que poderia haver "ao redor de 36 civilizações tecnicamente inteligentes" que viveriam em nossa galáxia, mas o número, segundo o estudo pode variar de quatro a 211.

"Tendo em conta que são necessários uns 5 bilhões de anos para que se forme vida inteligente" em outros planetas como a Terra "deve haver, ao menos, umas poucas dezenas de civilizações ativas na nossa galáxia", ressalta Conselice.

O professor Andrew Coates, da University College London, disse no Twitter que se trata de "um trabalho interessante". Contudo, ele acredita que a tecnologia atual ainda não pode ser capaz de comprovar esse número.

Isso porque a distância média dessas civilizações é de 17 mil anos-luz. Ou seja, para haver uma comunicação bidirecional, seriam necessários 6.120 anos.

*Com informações da BBC Brasil