Home / Ciência

CIÊNCIA

Cientistas descobrem composto que imobiliza célula do câncer

Uma nova pesquisa foi publicada na revista “Nature Communications”. No estudo, os pesquisadores abrem caminhos para impedir que o câncer se espalhe para outras partes do organismo.


Em experimento inédito, os cientistas congelaram a célula cancerígena para que ela não se movesse.

Na maioria dos estudos em oncologia, os pesquisadores têm a preocupação de matar o tumor. Para os cientistas participantes da pesquisa, a descoberta trata-se de uma mudança de perspectiva na luta contra o câncer.

Os testes foram feitos com a molécula KBU2046. Este composto paralisou o movimento de células cancerígenas humanas da mama, próstata, colorretal e pulmão.

“O movimento é a chave. Se as células cancerígenas se espalharem por todo o seu corpo, elas vão tirar sua vida. Podemos tratar, mas esse movimento vai tirar sua vida.”, diz o professor de oncologia médica Raymond Bergan no Instituto OHSU Knight Câncer (EUA).

O cientista ainda explicou que foram feitos diversos estudos na química para pensar em um composto que apenas atrapalhasse o movimento das células cancerígenas. Isso sem interferir nas células saudáveis.

“Estamos estudando uma maneira completamente diferente de tratar o câncer”, concluiu Bergan.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias