Água é encontrada em planeta fora do Sistema Solar

Pela primeira vez na história, astrônomos encontraram vapor d'água na atmosfera do planeta K2-18b, localizado fora do Sistema Solar, em uma "zona habitável" do universo.

A descoberta faz parte de uma nova etapa na busca de vida fora do planeta Terra. Apesar de ter potencial para ser habitado, o exoplaneta ainda não é muito conhecido.

O K2-18b está a 100 anos-luz da Terra. Segundo informações divulgadas pela Revista "Nature Astronomy", nesta quarta-feira (11), o planeta é o melhor candidato para a busca de vida fora do Sistema Solar.

Angelos Tsiaras, coautor da pesquisa e professor da University College of London, defende que a descoberta coloca em dúvida a ideia de que a Terra é o único planeta habitado.

"Encontrar água em um mundo potencialmente habitável (...) nos aproxima de uma resposta para a pergunta fundamental: a Terra é única?", afirmou o pesquisador.

A pesquisa analisou imagens do telescópio espacial Hubble, que foram capturadas entre os anos de 2016 e 2017. "Elas nos permitiram descobrir que o planeta possui uma atmosfera e que ela contém vapor de água: duas boas notícias com relação à habitabilidade do planeta", relatou Giovanna Tinetti, também coautora do estudo.

A astrofísica diz que não se sabe ao certo se há água líquida no planeta, pois detectaram apenas em estado gasoso. Contudo, Giovanna afirma que acredita na possibilidade.

O K2-18b é localizado em uma zona habitável de seu sistema. Isso significa que ele não está nem longe, nem perto demais da estrela de seu sistema. Por estar em uma distância adequada para a vida, o exoplaneta também tem um clima em próximo ao da Terra.

Devido à temperatura equilibrada, acredita-se que o clima permita a existência de água em estado líquido. Todas estas características fazem o exoplaneta ser considerado aquele com mais potencial de existência de vida, da forma como conhecemos.

*Com informações do G1