Home / Ciência

CIÊNCIA

Estudante goiano é selecionado para o maior fórum científico juvenil do mundo

O estudante de ensino médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG (Cepae-UFG), Yann Victor Catarino, 17 anos, foi selecionado para integrar a delegação brasileira no London Internacional Youth Science Forum (LIYSF), em Londres, entre 25 de julho e oito de agosto. O evento é o maior e mais prestigioso fórum científico juvenil organizado no mundo.

A seleção do estudante ocorreu em reconhecimento ao trabalho de conclusão de curso produzido por ele, com orientação da professora Giovanna Aparecida Schittini dos Santos. O estudo, que continua em desenvolvimento neste ano, analisou um regimento escrito em Portugal, no século XV, para conter as pestes que assolavam a Europa. O objetivo é compreender a constituição dos saberes médicos medievais em relação às pestes e a historicidade da ciência e do conhecimento.

A participação do menino prodígio no evento ainda é incerta. Para representar o estado de Goiás, Yann precisa arrecadar 16 mil reais, dinheiro necessário para cobrir gastos com passagens aéreas e com a inscrição do evento, que custa 2.050 libras (R$ 10.209,00 na cotação atual), e inclui todas as despesas com alimentação, alojamento e transporte.

Em entrevista ao Diário da Manhã, o jovem contou sobre a expectativa de participar do evento. "É uma grande oportunidade para que eu possa entrar em contato com com jovens do mundo todo e conhecer como são realizadas pesquisas em outros países. No entanto, para que eu possa representar o Brasil nesse evento, ainda estou em busca de ajuda e apoio nos custos da viagem", afirmou.

As pessoas interessadas em ajudar na campanha podem depositar qualquer valor:

CAIXA
Yann Victor Catarino
Agência: 2970
Operação: 013
Conta poupança: 00026919-2

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias