Home / Ciência

CIÊNCIA

Ao vivo: asteroide passa muito perto da Terra na noite desta sexta-feira

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil

O asteroide 2018 CB passa nesta sexta-feira (9/02), às 20h30 (horário de Brasília), bem próximo da Terra – o equivalente a menos de um quinto da distância do planeta até a Lua, segundo informações da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa, na sigla em inglês).

De acordo com a agência, o asteroide tem entre 15 e 40 metros e foi descoberto no último domingo (4/02) por um programa de monitoramento norte-americano gerenciado pela Nasa.

“Embora o 2018 CB seja muito pequeno, pode ser bem maior que o asteroide que entrou na atmosfera de Chelyabinsk, Rússia, há quase exatos cinco anos, em 2013”, informou o diretor de um dos centros de estudo da agência, Paul Chodas.

Segundo Chodas, asteroides do tamanho do 2018 CB não se aproximam da Terra com tanta frequência. Ele explicou que o evento talvez ocorra apenas uma ou duas vezes ao longo do período de um ano.

(Foto ilustrativa: European Southern Observatory / M. Kornmesser)

Transmissão ao vivo


Da redação

A transmissão da passagem do asteroide 2018 CB pela terra começa logo mais e será feita usando telescópios disponíveis no Tenagra Observatories, no Arizona, EUA.

O vídeo será transmitido no canal do Youtube do Virtual Telescope, um projeto que transmite este tipo de fenômeno ao vivo, em tempo real.

"Somos a principal instalação que transmite o evento astronômico ao vivo. Nós inventamos essa nova maneira de fazer astronomia através das tecnologias mais avançadas. Nosso sonho: traga o Cosmos, ao vivo, em tempo real, onde quer que haja um computador conectado à internet", esclarece a descrição do canal na plataforma de vídeo.

Acompanhe: 

Mais vídeos:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias