Home / Ciência

CIÊNCIA

Cinco planetas do sistema solar poderão ser vistos a olho nu

A partir deste próximo final de semana, os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão visíveis no céu à noite durante algumas semanas. Última vez que essa formação aconteceu foi no início deste ano, a próxima vez que os cinco planetas se alinharão será em setembro de 2040.

Na última vez, os cincos planetas ficaram visíveis ao amanhecer, pois, de acordo com David Dickinson, do Universe Today, os planetas estavam a frente do planeta Terra. Desta vez, os veremos ao entardecer.

"Agora, vemos esses mesmos planetas em nosso retrovisor, Marte, Júpiter e Saturno seguem na nossa frente, enquanto Mercúrio e Vênus recuperam o atraso com a gente", afirma Dickinson. Se o tempo estiver sem nuvens, o fenômeno poderá ser observado ao sudoeste da Terra.

É possível identificar os planetas de acordo com a intensidade e cor do brilho, Saturno possui um brilho amarelado e Marte, avermelhado. Vênus e Júpiter são os mais brilhantes, especialmente quando o sol está se pondo. Já Mercúrio, por ser o menor planeta, será mais difícil visualizá-lo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias