Home / Ciência

CIÊNCIA

Rússia pede investigação sobre se os pousos na Lua aconteceram

RIO - A relação cada vez mais tensa entre os Estados Unidos e a Rússia pode estar prestes a enfrentar um novo desafio: a investigação russa sobre os pousos dos americanos na Lua. Em um artigo de opinião publicado pelo jornal russo “Izvestia”, Vladimir Markin, porta-voz do Comitê Investigativo oficial do governo, argumentou que tal investigação poderia revelar novos insights sobre as históricas viagens espaciais.

De acordo com uma tradução feita pelo “Moscow Times”, Markin apoiaria um inquérito sobre o desaparecimento de imagens originais do primeiro pouso na Lua em 1969 e o paradeiro da rocha lunar, que foi trazida para a Terra durante várias missões.

“Nós não estamos afirmando que eles não voaram [para a lua], e que simplesmente fizeram um filme sobre. Mas todos esses artefatos científicos - ou talvez culturais - são parte do legado da humanidade, e seu desaparecimento sem deixar vestígios é a nossa perda comum. Uma investigação vai revelar o que aconteceu”, escreveu Markin, de acordo com a tradução “Moscow Times”.

De acordo com o site “The Independent”, é improvável que o artigo vá levantar preocupações entre os funcionários da Nasa. Em 2009, a própria Nasa admitiu que tinha apagado as gravações de vídeo originais do primeiro desembarque à Lua, entre 200 mil outras fitas, a fim de economizar dinheiro, segundo a Reuters. No entanto, a agência desde então restaurou cópias do desembarque, usando gravações de outras fontes, tais como a “CBS News”. A organização diz que devido aos esforços de restauração, a qualidade das gravações é superior a original que desapareceu.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias