Home / Cidades

CIDADES

Segundo bebê morre após receber injeção em UPA de Trindade

Segundo mãe da criança, que morreu em maio na unidade, ela ainda não teve acesso do resultado do laudo da causa da morte do filho

Reprodução/TV Anhanguera Reprodução/TV Anhanguera

A Polícia Civil investiga uma segunda morte de um bebê na mesma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Trindade, onde a pequena Ayslla Helena Souza Lopes. de 1 ano, morreu esta semana. Dessa vez, o caso envolve o pequeno o Charles Souza, de 1 ano e 3 meses.

A mãe do menino registrou um boletim de ocorrência na tarde de quinta-feira, 9, após três meses sem o resultado do laudo da causa da morte do filho, que morreu em 9 de maio.

No local, a mãe descreve que aguardou por aproximadamente três horas até ser atendida, e a médica diagnosticou uma infecção no ouvido do menino. No entanto, a profissional apenas fez uma avaliação visual e não solicitou exames adicionais.

Durante a consulta, a médica indicou a administração de um medicamento para o bebê na própria unidade de saúde. Depois disso, a criança recebeu autorização para retornar para casa, onde o tratamento com analgésicos e antibióticos seria mantido.

A mãe destaca que a equipe aplicou a injeção na região do bumbum, porém não esperou para verificar se haveria alguma reação alérgica no bebê.

Após voltar para casa, cerca de três horas se passaram e a mãe notou que seu filho estava desacordado, com os lábios roxos. Imediatamente, ela retornou à unidade de saúde.

No local, aguardou por mais de duas horas do lado de fora da sala onde seu filho recebia atendimento. Foi somente nesse momento que os profissionais informaram o falecimento da criança.

Outro bebê morreu na mesma UPA semana passada

O óbito do bebê foi oficialmente registrado como "natural", e o corpo da criança foi encaminhado para o SVO (Serviço de Verificação de Óbito), ao invés do IML (Instituto Médico Legal), que é o procedimento padrão em situações suspeitas.

Em um comunicado oficial, a Secretaria de Saúde de Trindade declarou que monitorou atentamente o caso de Charles e ressaltou que não foram identificados equívocos médicos. Adicionalmente, a secretaria esclareceu que o menino enfrentava uma condição extremamente grave, caracterizada por febre intensa e insuficiência respiratória.

Confira a nota na íntegra

"A Prefeitura de Trindade informa que ao buscar os arquivos de registros da UPA 24h foi encontrado o boletim médico de Charles Souza, de 1 ano e 5 meses.

A mãe esteve com a criança na unidade de saúde no dia 08 de maio de 2023 com relato de febre, vômito e dor de ouvido no lado direito. Foi identificados otalgia média aguda. Charles foi medicado e orientado a retornar caso necessário.

Já na madrugada do dia 09 de maio de 2023, data do óbito, a criança deu entrada na unidade de saúde já na Sala Vermelha com quadro gravíssimo, com febre e insuficiência respiratória que evoluiu para parada cardíaca.

Mesmo se tratando de uma enfermidade clínica atestada pela equipe medica, a Secretaria Municipal de Saúde de Trindade, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, acompanhou o desfecho desse óbito e ficou constatado que não houve nenhuma relação com qualquer erro médico cometido na UPA 24h Dilson Alberto de Souza."

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias