Home / Cidades

CIDADES

Prevenção reduz ocorrência de incêndios em usinas em Goiás

Resultado é fruto de investimentos em brigadas qualificadas e em alta tecnologia

Imagem ilustrativa da imagem Prevenção reduz ocorrência de incêndios em usinas em Goiás

Desde meados do primeiro semestre, incêndios vem provocando estragos em várias partes do Brasil. Recentemente até choveu em algumas regiões amenizando um pouco as temperaturas. Porém, na maior parte do Centro-Oeste, segue a seca intensa, com calor batendo a casa dos 40º e muita ventania.

Para piorar, a umidade do ar em muitas localidades tem ficado entre 15 e 20%, o que é similar ao que ocorre nos desertos. Cenário favorável para casos de fogo criminoso ou acidental. Porém, mesmo neste cenário, graças ao forte trabalho de prevenção, várias usinas goianas, produtoras de etanol, açúcar e bioeletricidade, estão registrando redução desse tipo de ocorrência.

Redução de 70%

Do ano passado para cá, muitas usinas em Goiás tiveram redução em torno de 70% nas ocorrências de incêndios em suas lavouras. Nas Usinas Uruaçu, Cooper-Rubi e CRV Industrial os números registrados até agora são, respectivamente: de 22 casos ano passado para 6 este ano, de 112 ocorrências em 2022 para 68 em 2023, e de 68 no ano passado para 33 este ano. Vale ressaltar, que essas ocorrências foram controladas rapidamente, sem que o fogo provocasse grandes estragos e impactos para a população local.

Trabalho incansável

A Técnica em Meio Ambiente da CRV e Uruaçu Açúcar e Álcool, Renata Batistela, diz que essa redução acentuada é fruto do trabalho eficiente de prevenção que inclui campanhas e ações realizadas com colaboradores, parceiros e comunidade onde as usinas estão instaladas.

“Trabalhamos o ano todo e isso tem gerado uma redução de casos nos últimos anos.” Na Cooper-Rubi, Mirian Lucena, responsável pela área ambiental, afirma: “além das atividades e procedimentos que executamos visando a diminuição de incêndios, com certeza as campanhas de conscientização contra incêndios são fundamentais para alcançarmos a redução de incêndios.”

Tecnologia como aliada


		Prevenção reduz ocorrência de incêndios em usinas em Goiás
Fotos: BP Bioenergia e Sifaeg


A BP Bunge Bioenergia, outra associada Sifaeg, aposta, em recursos tecnológicos voltados à detecção de incêndio por meio de um sistema de monitoramento por satélite, que alerta sobre as condições climáticas favoráveis para o aumento da propagação de focos de fogo, além da utilização de câmeras de alta definição em torres de observação localizadas em pontos estratégicos para detecção rápida de incêndios — tudo isso monitorado de forma online pela Central de Incêndios Agrícola.

Essa tecnologia com câmeras está instalada nas unidades de Pedro Afonso (TO), Itumbiara (GO), Ituiutaba (MG), Moema (SP), Guariroba (SP) e Tropical (GO). Até 2024, as demais unidades contarão com o recurso. Com isso, nos últimos dois anos, houve a redução de 52% de áreas queimadas por hectare e redução de 50% no número de incêndios em áreas próximas às 11 usinas do grupo. Os investimentos para o programa são de R$30 milhões até 2024.

A unidade Itumbiara, em atividade desde 2009, possui 32.000 hectares cultivados com cana de açúcar. Sendo 28.000 ha de colheita e 4.000 ha de plantio por safra. Os resultados do programa Brigada 4.0 são relevantes: redução média de 63,2% de áreas queimadas por hectare e redução de 30,6% no número de incêndios nos últimos dois anos.

Parcerias

O presidente-executivo do Sifaeg e do Sifaçúcar, André Rocha, ressalta que a estrutura mantida pelas usinas é muito robusta e conduzida por pessoal muito bem treinado.


		Prevenção reduz ocorrência de incêndios em usinas em Goiás
Fotos: BP Bioenergia e Sifaeg

“No total, nossas 38 usinas possuem cerca de 3.000 colaboradores atuando em suas brigadas. São ainda cerca de 600 caminhões pipa, mais de 150 veículos de apoio, além de aviões e drones”. Outro ponto citado pelo executivo é a parceria realizada com Corpo de Bombeiros, Prefeituras Municipais e órgãos ambientais do Governo de Goiás em ações de prevenção e combate ao fogo ao longo de todo o ano.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias