Home / Cidades

CIDADES

Perigo: Grande onda de calor atinge 50 cidades do estado

Inmet divulga lista de cidades mais afetadas

Alerta de temperaturas extremas no estado de Goiás. Foto: Freepik /Reprodução Alerta de temperaturas extremas no estado de Goiás. Foto: Freepik /Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para mais de 45 cidades do estado que alcançaram temperaturas extremas e representam risco à saúde. As temperaturas poderão aumentar até 5°C acima do previsto para essa época do ano.

A previsão é de altas temperaturas em várias regiões do estado. As regiões Central, Sul e Leste podem chegar a 38°C. Na região Norte pode chegar a 40°C e na região Oeste aos 41°C.

O meteorologista Olivio Bahia, do Grupo de Previsão de Tempo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), explicou o motivo do alerta emitido pela entidade, que tem validade até segunda-feira, 23.

"O alerta é emitido quando as temperaturas médias se mantém acima do esperado por mais de 3 dias para a época do ano. Quando este cenário se confirma, emitimos o alerta", explica Bahia.

Todas as regiões do estado atingirão altas temperaturas nos próximos dias. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), informa que as regiões central, sul e leste, a máxima poderá chegar aos 38ºC. Já na região norte, aos 40ºC e, na região oeste, aos 41ºC.

No domingo (22), há expectativa de chuva para os municípios de Goiânia e região metropolitana, Niquelândia, Uruaçu e Estrela do Norte. Nessas regiões, poderá ocorrer uma virada no tempo com pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de vento, segundo o Cimehgo,

Confira as cidades citadas no alerta de calor no Inmet:

1. Aporé

2. Aragarças

3. Araguapaz

4. Arenópolis

5. Aruanã

6. Baliza

7. Bom Jardim de Goiás

8. Bonópolis

9. Britânia

10. Caiapônia

11. Campos Verdes

12. Chapadão do Céu

13. Crixás

14. Diorama

15. Doverlândia

16. Fazenda Nova

17. Iporá

18. Itajá

19. Itapirapuã

20. Itarumã

21. Ivolândia

22. Jataí

23. Jussara

24. Mara Rosa

25. Matrinchã

26. Mineiros

27. Montes Claros de Goiás

28. Montividiu

29. Mozarlândia

30. Mundo Novo

31. Mutunópolis

32. Nova Crixás

33. Novo Planalto

34. Palestina de Goiás

35. Perolândia

36. Piranhas

37. Porangatu

38. Portelândia

39. Rio Verde

40. Santa Fé de Goiás

41. Santa Rita do Araguaia

42. Santa Terezinha de Goiás

43. São Miguel do Araguaia

44. Serranópolis

45. Uirapuru

O órgão afirma que outros estados do país também estão sob alerta de perigo: Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias