Home / Cidades

CIDADES

Moradores denunciam agressões de mineiros clandestinos em MG

Polícia Militar de Meio Ambiente realizou uma grande operação na região e prendeu sete suspeitos de envolvimento com a extração ilegal de minério.

Mineração clandestina leva medo a moradores de vários distritos e povoados em Minas Gerais. Mineração clandestina leva medo a moradores de vários distritos e povoados em Minas Gerais.

Moradores das cidades de Barão de Cocais e Santa Bárbara, em Minas Gerais, denunciaram ameaças e agressões por parte de mineiros clandestinos na região. A prática ilegal tem causado transtornos e insegurança para os residentes locais. A reportagem de Itatiaia acompanhou a situação por quase um mês e constatou a presença de grandes tratores, carretas circulando durante a madrugada, homens armados fazendo escolta e um esquema sofisticado de iluminação artificial.

De acordo com relatos, os mineiros clandestinos intimidam, ameaçam e até mesmo agridem pessoas que eles suspeitam estarem envolvidos em denúncias. Mesmo após as denúncias, os responsáveis ​​pelo roubo de minério ainda teriam acesso às informações e retaliariam os denunciantes.

Em uma operação realizada pela Polícia Militar do Meio Ambiente na madrugada de quinta-feira (1º), sete suspeitos foram presos por envolvimentos com detenção ilegal na região. Além das prisões, o maquinário pesado foi compreendido e os envolvidos envolvidos multas no valor total de mais de R$ 300 mil.

A área invadida por criminosos é uma propriedade particular conhecida como Fazenda Tambor, pertencente à empresa Vale e destinada à compensação ambiental de seus empreendimentos na região. A Vale repudiou a prática criminosa e defendeu os controles negativos que a atividade ilegal causa ao meio ambiente, aos cofres públicos, à segurança e à atração de investimentos.

Documentos do Governo de Minas evidenciam que, após denúncia da reportagem de Itatiaia, a Polícia Militar do Meio Ambiente foi acionada para realizar levantamentos na área e flagrou a captura ilegal de minério. A situação evidencia a necessidade de combater efetivamente a essa prática criminosa, visando a proteção dos moradores e do patrimônio natural da região.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias