Home / Cidades

CIDADES

Grande Oriente de Goiás vai se filiar ao PEMEG

Potência maçônica mais nova em Goiás deverá trazer seus obreiros para o pecúlio maçônico. Programa assiste viúvas e órfãos após falecimento de um maçom

Imagem ilustrativa da imagem Grande Oriente de Goiás vai se filiar ao PEMEG

O Grande Oriente de Goiás, potência filiada à Comab (Confederação Maçônica do Brasil), deverá firmar pactuação com o Pemeg (Pecúlio Maçônico do Estado de Goiás) para filiar maçons de suas fileiras a essa entidade. A conversa preliminar para ingresso dos novos integrantes foi realizada na tarde dessa terça-feira, 5, na sede do Grande Oriente.

A visita da diretoria do Pemeg foi marcada por cordialidade e acolhimento pelo Grão Mestre do Grande Oriente de Goiás, Abdala Hanna Obeid. Estiveram presentes o presidente do Pemeg, Samir Roberto Barbosa, dos vice-presidentes Ocrair Ribeiro e Altamiro Mendes Ferreira e do secretário Jesuíno Barbosa Neto. O Pemeg é citado como exemplo no Brasil inteiro e tem filiados maçons do Distrito Federal, Tocantins e Maranhão.

“Viemos apresentar as mudanças empreendidas no Pemeg e convidar o Sereníssimo Grão Mestre do Grande Oriente e seus obreiros a fortalecerem a frente de nosso pecúlio que assiste há tantas décadas as viúvas e órfãos nominados por nossos irmãos que partem para a eternidade”, frisou Samir Barbosa.

O Pemeg foi fundado em 1955 para ser uma entidade composta de maçons ativos que contribuem todo mês para fazer um aporte financeiro a ser entregue à viúva ou herdeiros de um maçom quando de seu falecimento. “Somos uma entidade que agrega a contribuição mensal de todos os irmãos ativos filiados a esse pecúlio e quando um irmão é chamado pelo Criador para a eternidade esse recurso é entregue para a viúva ou seus beneficiários nominados no testamento”, comenta Altamiro Mendes. A filiação ao Pemeg é facultativa – não é mais obrigatória como antes – e o valor dispendido todo mês é “pequeno para quem contribui, mas enorme para quem recebe”.

O Grande Oriente de Goiás é uma potência maçônica soberana que goza da plenitude de reconhecimento com recente assinatura de Termo de Reconhecimento e Amizade com o Grande Oriente do Brasil, primeira potência maçônica brasileira, fundada ainda em 1822. Em Goiás a potência é liderada pelo professor e empresário Abdala Hanna Obeid que implementou um trabalho progressista e agregador.

Abdala disse que vai consultar um colegiado de líderes da potência para ratificar a intenção de se filiarem ao Pemeg. “Sabemos da importância do trabalho e da assistência do Pemeg e queremos discutir isso com nossos irmãos. Nossa intenção é integrar e fortalecer, mas em respeito a nosso colegiado vamos abrir essa consulta. A assistência do Pemeg às viúvas é de grande valor para amparar cunhadas e suas famílias e isso faz parte de nossos objetivos tão sonhados”, comenta o Grão Mestre.

Samir Barbosa asseverou ser grande a expectativa de filiação do Grande Oriente de Goiás. “Será uma imensa alegria receber esses irmãos e fortalecer nossa entidade. Será mais um importantíssimo passo na assistência de quem necessita de nosso cuidado”, finalizou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias