Home / Cidades

CIDADES

Eclipse solar anular em Goiás: Horário e dicas para ver com segurança

Fenômeno astronômico poderá ser observado em todo o Brasil, com Goiás tendo visibilidade de cerca de 69%

Foto: Sabrina Oliveira/Diário da Manhã Foto: Sabrina Oliveira/Diário da Manhã

No próximo sábado (14), um raro eclipse solar anular irá encantar observadores em todo o Brasil, incluindo Goiás. Esse fenômeno único ocorre quando a lua se alinha com o sol, deixando apenas um anel de luz visível. O Diário da Manhã preparou tudo o que você precisa saber para aproveitar esse evento astronômico.

Os eclipses solares são eventos fascinantes e sempre atraem a atenção das pessoas. Um dos requisitos para observar um eclipse solar é que ele ocorre durante a lua nova, quando a lua não é visível no céu noturno devido à rotação da Terra, tornando-se visível durante o dia e compartilhando o céu com o sol. O próximo eclipse solar é uma oportunidade única, mas em 2025, existem previsões de outros eclipses para serem observados.

Horário e visibilidade do eclipse em Goiás

O eclipse solar anular será visível em todo o Brasil, com variações na quantidade de ocultação solar dependendo da localização geográfica. Em Goiás, você terá a oportunidade de ver cerca de 69% do sol coberto pela lua. O fenômeno começará por volta das 15h30 e continuará até o pôr do sol.

Dicas para ver o fenômeno com segurança

Para observar o eclipse com segurança, é fundamental tomar precauções. Evite o uso de filtros negativos de fotos, chapas de raio-x e óculos de sol convencionais, pois esses materiais não oferecem proteção adequada e podem prejudicar sua visão.

Em vez disso, opte por óculos de solda profissionais, os quais são considerados uma opção segura e acessível para proteger seus olhos da radiação solar durante o eclipse.

Além disso, se você estiver em Goiânia, o Instituto Gunstar oferecerá uma oportunidade para observar o eclipse com telescópios, binóculos, câmeras e óculos solares. Eles estarão localizados no Shopping Cidade Jardim, próximo ao Hipódromo da Lagoinha, sendo uma maneira de aproveitar o eclipse com segurança e com o apoio de especialistas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias