Home / Cidades

CIDADES

Drive-Thru de recicláveis no Parque Bernardo Élis

A ação é uma iniciativa do Movimento Lixo Zero. Durante o evento haverá sorteio de um computador, reaproveitado da reciclagem de eletrônicos

Imagem ilustrativa da imagem Drive-Thru de recicláveis no Parque Bernardo Élis

No dia 28 de janeiro, das 10h às 18h, o Parque Bernardo Élis, em Goiânia, será palco do "Drive-Thru dos Recicláveis", iniciativa do Movimento Lixo Zero, ativo no estado desde 2015, informa a assessoria do evento. O projeto visa orientar sobre o descarte correto de resíduos sólidos, recolhendo diversos materiais e destinando-os adequadamente para reuso, reciclagem, recuperação e descontaminação.

Durante o evento, participantes concorrerão ao sorteio de um computador reaproveitado da reciclagem de eletrônicos pela Sukatec, parceira do evento. A ação, liderada pela bióloga Raquel Pires, busca gerar oportunidades para a população dar o primeiro passo rumo à sustentabilidade.

O computador a ser sorteado exemplifica o reaproveitamento, um dos 5Rs da sustentabilidade. Esta será a segunda edição no Parque Bernardo Élis, com todos os resíduos arrecadados destinados às cooperativas de catadores do Programa Goiânia Coleta Seletiva. Outras ações semelhantes estão previstas até junho.

Segundo a bióloga e idealizadora do Movimento Lixo Zero Raquel Pires, o intuito é que por meio de ações que o projeto realiza, gere possibilidades para que a população dê o primeiro passo rumo à sustentabilidade: "Percebemos nos trabalhos que fazemos que as pessoas querem fazer o certo, mas não sabem como. Por isso, só deles terem o interesse de ir ao local e receber informação de como fazer o descarte correto e fazê-lo, já é um grande passo para transformar nossa cidade", pontua.

Materiais aceitos incluem recicláveis, eletrônicos, instrumentos de escrita, esponjas, óleo usado, tampinhas plásticas, cápsulas de café e chinelos havaianas.

Sustentabilidade até 2030

O Movimento Lixo Zero, atuante desde 2015 em Goiás, busca promover melhorias ambientais e sociais. Liderado por Raquel Pires, embaixadora latino-americana do Conceito Lixo Zero, o movimento almeja estabelecer um amplo acordo social para impulsionar a sustentabilidade na região até 2030, tornando Goiânia referência nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com a participação ativa do governo, empresas e sociedade civil.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias