Home / Cidades

CIDADES

Caso Leandrinha Du Art: investigação de jovem por imitação vexatória à influenciadora em festa de Halloween em Goiás

Jovem pode enfrentar acusações de discriminação contra pessoas com deficiência após polêmica em boate

A esquerda, a influenciadora Leandrinha Du Art e ao lado o jovem que tentou 'imitá-la' em um concurso de fantasia, em Anápolis, Goiás. Foto: Reprodução/Redes Sociais A esquerda, a influenciadora Leandrinha Du Art e ao lado o jovem que tentou 'imitá-la' em um concurso de fantasia, em Anápolis, Goiás. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Civil está conduzindo uma investigação em relação a um indivíduo que imitou, durante uma festa de Hallowen, a influenciadora Leandrinha Du Art em um concurso de fantasias, ocorrida em uma boate em Anápolis, a 55 km da capital de Goiás. Segundo o delegado Manoel Vanderic, o jovem pode enfrentar acusações de discriminação contra pessoas com deficiência. Além disso, ele afirmou que:

“O furto e a agressão da autoestima, dignidade e constituição de uma pessoa não é mimimi. Condenável é a relativização do outro com esse ar de superioridade que alguns ainda ostentam. Disfarçada e hipocritamente, claro”

Vanderic enfatizou a seriedade da situação, afirmando que desrespeitar a autoestima, dignidade e integridade de outra pessoa não deve ser trivializado. Ele condenou a atitude de algumas pessoas que agem com superioridade disfarçada e hipocrisia. Além disso, esclareceu que discriminar alguém devido à sua deficiência é um crime, de acordo com o artigo 88 do Estatuto da Pessoa com Deficiência, com penas que variam de 1 a 3 anos de prisão, além de multa. Destacou também que se a discriminação ocorrer online ou por meio de qualquer forma de comunicação social, as penalidades aumentam, com uma possível pena de 2 a 5 anos de prisão, além de multa.

Segundo informações da Boate Homer, onde ocorreu o fato, o jovem já chegou à festa com a fantasia e que o estabelecimento não interferiu nas escolhas dos participantes. Eles justificaram que não proibiu que ninguém participasse para evitar parecer preconceituosos de alguma forma devido a fantasia. A boate também se colocou à disposição para fornece qualquer informação necessária para ajudar a identificar o indivíduo.

Esse incidente causou revolta nas redes sociais, com o influencer Ivan Baron, conhecido por promover a inclusão, compartilhando a situação em um vídeo. Muitas pessoas expressaram indignação e tristeza diante desse ocorrido.

Lembrando que, inclusão refere-se à prática de garantir que todas as pessoas, independentemente de suas características, origens, capacidades, gênero, orientação sexual, raça, religião ou outras características, tenham igualdade de oportunidades, acesso e participação em todos os aspectos da sociedade. É um conceito fundamental que promove a igualdade, a justiça social e o respeito pelos direitos humanos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias