Home / Cidades

CIDADES

MPF investiga operações policiais que teriam descumprido decisões do STF

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou uma investigação criminal que vai apurar se houve alguma "conduta de desobediência à ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendia operações durante a pandemia da Covid-19", por parte dos policiais do Rio de Janeiro.

No Processo Investigatório Criminal (PIC) é citada a operação realizada em maio, na Favela do Jacarezinho, que deixou 28 mortos. "Sabe-se, ainda, que tais operações, com destaque para a operação policial havida na comunidade do Jacarezinho, culminaram em várias mortes por armas de fogo”, destacou o MPF.

A coordenadoria do Núcleo de Controle Externo da Atividade de Polícia do MPF requisitou informações sobre os trabalhos dos agentes ao secretário de Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Allan Turnowski.

"Os dados relativos às operações policiais havidas de abril de 2020 até a presente data, tais como, número de policiais, relatórios e, especialmente os dados referentes à operação realizada na comunidade do Jacarezinho, devendo constar, além de outras informações, as cópias de eventuais procedimentos instaurados com base nas consequências da diligências, inclusive na Delegacia de Homicídios".

Foi solicitada ao Instituto Médico Legal do Rio, a relação das vítimas atendidas após a operação realizada no Jacarezinho, além dos seus respectivos laudos cadavéricos.

Segundo a investigação, a Polícia Federal precisará informar quais foram as operações realizadas desde abril de 2020, encaminhando seus relatórios. O mesmo foi solicitado ao comando da Polícia Militar.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias