Home / Cidades

CIDADES

Homem leva soco no olho ao pedir para passageiro usar máscara no Metrô-DF

O bancário Paulo Maurício Valente, 41 anos, solicitou para um passageiro que estava no Metrô-DF que cumprisse o Decreto nº 40.468/20 e fizesse o uso da máscara, no inicio da tarde da última terça-feira (22), ali, começou uma discussão e o caso terminou na delegacia. Carlos Antunes, o acusado, admitiu ter desferido o golpe, mas alega ter sido uma reação após ser abordado com ''falta de educação''.

Segundo Paulo, ele retornava para casa por volta das 12h30, quando observou que algumas pessoas do vagão não faziam o uso da máscara de proteção, e solicitou que colocassem. Neste momento, um dos passageiros, Carlos, reagiu com agressividade e desferiu socos contra o bancário.

Bancário foi agredido com socos no Metrô-DF. (Foto: Arquivo pessoal)

''Fui solicitar que ele colocasse a máscara e, mesmo com a minha insistência, ele não colocou. Eu estava apenas exigido o meu direito de cidadão, o cumprimento do decreto, que visa o bem-estar de todos'', conta Paulo.

A agressão teve início na Estação 106 Sul e prosseguiu até o terminal da Asa Sul, quando foi empurrado para fora do vagão por um terceiro envolvido, de 31 anos.

''Fui atendido pelos seguranças somente na Estação ParkShopping. Se não fosse outras pessoas que estavam no vagão, não seria possível conter o ímpeto dos agressores'', relata a vítima.

Ao ser comunicado sobre o fato, um agente de segurança do Metrô encaminhou os envolvidos à 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul). Paulo narrou a sua versão e foi encaminhado ao IML para o exame de corpo de delito. Paulo também ficou insatisfeito com o desfecho da ocorrência policial.

''O pior para mim foi o boletim ter sido registrado como injúria e não como agressão. Ele está como vítima e eu como agressor'', Lamenta Paulo.

Já o acusado, Carlos Antunes, relata uma outra versão. Conforme seu relato, ele admite que socou Paulo, mas afirma que foi insultado antes. '' Ele chegou em mim e não pediu com educação. Começou a gritar. Aí eu fiquei olhando para ele'', conta.

Carlos Antunes confessou que estava com a máscara um pouco abaixo do nariz, mas não concorda com a maneira que foi tratado. '' Ele me xingou, falou que eu era um vagabundo, um babacão. Eu levantei e perguntei se estava me xingando mesmo, como ele falou mais, eu perdi a cabeça e acabei agredindo mesmo'', afirma Carlos.

Nota do Metrô

O Metrô-DF confirmou a ocorrência e informou que reteve o trem para averiguação. Leia na íntegra:

''A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) confirma a ocorrência, na última terça-feira. O Corpo de Segurança Operacional foi acionado e reteve o trem para averiguação. Segundo a ocorrência, dois homens brigaram no carro, devido à falta de uso da máscara. Um deles relatou ter sido xingado e reagiu com socos. Como é procedimento padrão nesses casos, os dois foram conduzidos à delegacia para registro de ocorrência.

O Metrô-DF esclarece que o uso da máscara é obrigatório no sistema, mas infelizmente alguns usuários retiram o acessório dentro do trem. Quando flagrado, o passageiro é orientado a colocar a máscara e, em caso de resistência, é retirado do sistema.

A população pode registrar a reclamação, neste caso, nos canais da Ouvidoria, pelo app Metrô-DF ou pelo WhatsApp (61 99265-1178). A denúncia imediata é importante para definir a atuação dos empregados e novas campanhas estratégicas e educativas, além das que já são veiculadas, para a prevenção da Covid-19''.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias