Home / Cidades

CIDADES

Desafios de se tornar mãe em plena pandemia

Engravidar é uma das experiências mais marcantes na vida de uma mulher que decide ser mãe. Para cada um delas essa experiência é vivenciada de várias formas. Muitas das vezes a realização desse sonho vem acompanhada por diversos sentimentos como: uma grande alegria, felicidade, mas também um momento de fragilidade física e emocional.

Durante esse período é normal que a mulher se sinta assim, frágil. Pois é um momento especial e delicado ao mesmo tempo. Mas mesmo diante de tudo isso é importante analisar como tem sido, porque durante a pandemia tantos os benefícios quanto os desafios podem se potencializar.

Pensando nos desafios que as novas mamães tem enfrentado durante a pandemia a psicóloga Cassiane Amaral explica. "A pandemia está afetando todos nós e não é diferente com a maternidade. O que acontece é que a rede de apoio tão importante neste período, está sendo afetada por conta do isolamento social".

Como é o um momento delicado, muitas mulheres se sentem inseguras e triste: "Existe, muitas vezes, um apelo da mídia que incentiva a amamentação com mulheres maquiadas, plenas e que esquecem de abordar que o inicio da amamentação é dolorido, difícil e que nem todas as mulheres conseguirão manter este processo e que tudo bem se sentir assim".

Para Carolina Lewis Picolotto, que se tornou mãe da Catarina no ano passado (2020), ela concorda que o isolamento social foi o seu maior desafio em vivenciar a maternidade. "O ponto negativo que eu vejo foi o fato de não poder partilhar esse momento com amigos e familiares da forma como imaginávamos. Lamentei por não poder estar com quem eu amo naquele momento, principalmente quando fizemos o chá de fraldas".

"Ver um bebê em desenvolvimento mesmo por meio de uma tela nos trás esperança e nos lembra que a vida continua mesmo em uma pandemia"

Além disso ela também ressaltou que o amor superou todos as dificuldades. "Acabamos nos adaptando, usando a tecnologia, principalmente, para nos mantermos perto de quem amamos. Poder ver um bebê em desenvolvimento mesmo que através de uma tela nos trás esperança e nos lembra que a vida continua apesar da pandemia".

Para ela também houve pontos positivos de ter engravidado em plena pandemia. "Hoje eu vejo o quanto foi importante viver a gravidez mais 'isolada', porque com isso pude curtir mais cada momento, descansar, estudar sobre maternidade, parto e cuidados com o bebê, coisas que eu não teria como fazer se estivéssemos vivendo um momento normal na vida. Como meu esposo e eu trabalhando em casa, pudemos viver esse momento de forma mais intensa", ressaltou.

Refletindo sobre sua experiência, Carolina entende que os momentos bons superaram qualquer dificuldade: "Foi uma experiência com muitos mais pontos positivos que negativos com toda a certeza. Esse momento de pandemia me permitiu fortalecer mais em mente, corpo e alma, principalmente a minha fé. Gerar uma vida já é algo único e especial, gerar uma vida em um momento em que a morte estava em evidência, trouxe esperança e força para nossa família, nos fez relembrar que a vida se renova a cada dia", afirma.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias