Home / Cidades

CIDADES

Comércio de Aparecida de Goiânia são liberados para abrir aos domingos

A partir deste domingo (2), em Aparecida de Goiânia, região Metropolitana da capital, o comércio não essencial vai poder voltar a funcionar. O município entrou no cenário verde considerado de menor risco de Covid-19, o que permitiu esta flexibilização.  Lembrando que durante a semana, o horário limite de fechamento das atividades para os comerciantes, é às 22h.

Segundo a prefeitura, Mesmo com a mudança de cenário, a realização de festas, eventos e shows com música ao vivo continua suspensa por tempo indeterminado.

Antes de entrar no cenário verde, Aparecida de Goiânia estava no cenário amarelo, entre 12 de abril e sábado (1), que representa risco moderado. Neste período, as macrozonas fechavam um dia por semana e aos domingos.

Antes, os comerciantes ficaram em isolamento horizontal, estando totalmente fechados por 14 dias, entre os dia 1 e 14 de março. De acordo com a prefeitura, esta medida contribuiu para que os índices de casos e mortes reduzissem na cidade e permitissem a flexibilização a partir deste domingo.

Queda nos números

Conforme informações e dados do painel da Covid-19, no dia 1º de março, quando as medidas mais rígidas de combate a pandemia foram adotadas, a cidade estava com 86% das Unidades de Terapia Intensiva para coronavírus ocupadas, e a busca por internação era em grande escala.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve queda nos números dos casos após abertura de novos leitos e também a colaboração dos comerciantes quanto ao escalonamento regional.

Conforme números do último boletim epidemiológico, publicado em 26 de abril, o município somava 864 casos ativos e estava com 54% das UTI ocupadas, 30% a menos do que a ocupação no início de março.

*Com informações do G1 Goiás

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias