Home / Cidades

CIDADES

Com tema definido, festa de Trindade está prevista para acontecer de forma virtual

A tradicional festa de Trindade que acontece todos os anos entre 25 de junho a 4 de julho, já tem o tema deste ano definido e está prevista para acontecer de forma virtual, por conta da pandemia do coronavírus. O tema da Romaria 2021 já está definido, ''Pai Eterno Diante de Vós Somos Todos Irmãos''.

Seguindo o mesmo formato do ano passado quando se deu inicio a pandemia, este ano, a expectativa é que mais uma vez as celebrações das missas sejam transmitidas por TV, rádio e redes sociais.

Ao todo, são realizadas cerca de 100 missas e mais de 46 novenas, além de procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões. Todos os anos, aproximadamente 2,5 milhões de pessoas passam pela Romaria durante os dez dias de festa e vários outros fazem visitas ao longo do ano.

Muitos devotos percorrem, a pé, o trajeto entre os municípios de Goiânia e Trindade, chegando até o Santuário Basílica, aproximadamente 18 km, como forma de pagar promessas, pedir graças e agradecer bênçãos alcançadas. Os peregrinos também partem de outras cidades e estados.

Segundo o Secretário de Comunicação da Prefeitura de Trindade, Urias Garcia de Oliveira Junior, ainda precisa ser definido como será o formato da festa. Para essa definição, primeiramente, é necessário uma reunião entre governador do estado, prefeitura e igreja. Mas ele garante que, de qualquer forma vai acontecer, mesmo sendo virtual.

Segundo o Reitor do Santuário Basílica de Trindade, padre João Paulo Santos, por mais que existe o planejamento, ele ainda reforça de que tudo depende da prefeitura e do estado. Ainda de acordo com o reitor, ele quer apresentar a definição até o dia 25 deste mês, já que falta pouco mais de um mês para a data inicial da festa.

Atualmente, por conta da pandemia, as igrejas de Trindade podem receber 20% dos fieis e devem seguir todos os protocolos de segurança, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

Devoção e fé

Entrega, devoção e fé. Assim pode ser descrita a Romaria do Divino Pai Eterno, a maior festa dedicada à Santíssima Trindade no mundo. Isso torna o município de Trindade, Capital da Fé de Goiás, um lugar único e sagrado, cheio de bênçãos e graças derramadas dos céus pelo Pai.

Trindade é hoje um dos maiores pontos turísticos religiosos do país e uma das cidades brasileiras que mais atraem peregrinos. A devoção ao Divino Pai Eterno, que existe há mais de 170 anos, nasceu, se consolidou e tem crescido a partir de Goiás. 

Sendo assim, há um grande fortalecimento da própria história goiana e da tradição que tem atingido o país todo. Trindade apresenta, nos âmbitos nacional e internacional, a cultura, religiosidade, atrativos e potencialidades do estado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias