Home / Cidades

CIDADES

Trecho Brasília e Goiânia recebe primeira eletrovia do Centro-Oeste

O trecho entre Brasília e Goiânia, na BR-060, recebeu neste sábado (10), os primeiros pontos de recarga de carros elétricos da região Centro-Oeste. O ponto escolhido para a primeira instalação foi à margem do restaurante Jerivá, localizado ao longo da rodovia.

Os locais foram escolhidos pela Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores ( Abravei). No sentido Brasília-Goiânia, o ponto de recarga fica na área externa do restaurante no Km 60. Já no sentido oposto, Goiânia-Brasília, o local de recarga fica na unidade do restaurante no KM 64.

Os pontos funcionarão 24 horas por dia e a recarga é gratuita. Toda iniciativa é uma parceria da Abravei, que doou os aparelhos carregadores, e do Jerivá, que entrou com a infraestrutura, a instalação e os custos das recargas. Cada aparelho tem capacidade para atender até três carros, simultaneamente.

''A parceria com o Jerivá levou em conta a localização estratégica na rodovia e a estrutura dos restaurantes. Os motoristas devem ficar no local, em média, de 30 a 45 minutos para fazerem a recarga. Por isso, precisávamos de um lugar que oferecesse conforto, segurança e alimentaçã'', explica o presidente da Abravei, Rogério Markiewicz.

Com a instalação dos pontos de recarga, será possível uma viagem 100% elétrica entre as duas cidades, o que contribui para a redução da emissão de gases poluentes. A autonomia de um carro elétrico vai de 150 Km a 420 Km, dependendo da marca e do modelo.

Um carro popular, ao fazer o trajeto de ida e volta entre Goiânia e Brasília, segundo cálculos da Abravei, joga em torno de 63 Kg de CO2 no ar. Um carro elétrico tem emissão nula.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias