Home / Cidades

CIDADES

Técnica de enfermagem usa mesma agulha pra aplicar 10 doses da vacina

Vídeo que circula nas redes sociais, mostra uma técnica de enfermagem falando que utiliza a mesma agulha de seringa para aplicar dez doses da vacina contra a covid-19 em moradores de Altamira, no Pará.

A Prefeitura do município confirmou a veracidade do vídeo , mas afirma "que houve foi uma falha de comunicação, e não de procedimentos" pois a profissional da saúde teria ficado nervosa ao ser questionada sobre as aplicações do imunizante.

Devido o ocorrido, o idoso agora está fazendo tratamento profilático para reduzir o risco de ser infectado pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis em razão do possível compartilhamento de agulha usado na imunização

A gravação foi feita enquanto o idoso que estava sendo vacinado, questiona "por que doeu tanto assim?", e a técnica de enfermagem explicou "agora, colocaram nós na televisão dizendo que a gente não podia fazer do jeito que estávamos fazendo, então agora, essa agulha ela faz dez furos aqui ó, entendeu? É uma norma deles lá, então a gente não pode estar trocando a agulha", afirma.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização, disse afirmou que "todos os materiais utilizados nas aplicações das doses de vacina são descartados após o uso. Tanto as seringas como as agulhas descartáveis são utilizadas uma única vez".

Segundo a nota da Secretaria o Manual de Normas e Procedimentos para a Vacinação do Ministério da Saúde e também a Sociedade Brasileira de Imunizações ( SBIm), indicam que é "proibido deixar o frasco da vacina agulhado, para facilitar a aspiração no frasco de vacina". E que "É orientado, então, que a cada aspiração com as seringas descartáveis, o o profissional perfure a borracha em locais diferentes evitando a parte central da tampa, e é assim que a Coordenação de imunização orienta os profissionais que estão aplicando as doses de vacina".

De acordo com a pasta, a técnica de enfermagem ficou "acuada com os questionamentos" realizados pelo idoso e a pessoa que estava filmando e, "passou uma informação que não procede e que coloca em questão o compromisso e a ética com que todos os profissionais de saúde estão atuando na linha de frente da covid-19".

Segundo a secretaria, um enfermeiro que estava no local disse que o idoso filmado usou a última dose do frasco que tinha no isopor, por isso, a profissional coloca a agulha várias vezes no frasco e retira durante o vídeo. "Ao final do expediente, todos os frascos utilizados são devolvidos para o setor de imunização para serem conferidos e ser feito o descarte correto", finaliza a nota.

Leia também:

Mais vídeos:

  • CIDADES

    Acidente grave com carreta na BR deixa dois mortos

    , o motorista perdeu o controle da direção avançando em direção ao canteiro central onde tombou

    Publicado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024 - 10:18

    / Atualizado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Corpo de adolescente desaparecido há três dias é encontrado

    O corpo do jovem foi encontrado por volta das 17h de terça-feira, 23, em uma mata próximo de onde o adolescente teria sido visto pela última vez

    Publicado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024 - 08:55

    / Atualizado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Motorista é preso com CNH falsa

    O motorista informou que comprou o a CNH em Ibitinga-SP e pagou R$ 1.400,00 reais em março de 2023

    Publicado terça-feira, 23 de janeiro de 2024 - 09:43

    / Atualizado terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias