Home / Cidades

CIDADES

Operação Déjà Vu desarticula organização especializada em tráfico de drogas

Com o intuito de desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas, a Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (DENARC) deflagrou na manhã de hoje, 27, a Operação Déjà Vu. De acordo com as informações divulgadas pela polícia são cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e 14 de prisão preventiva em Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Distrito Federal (DF).

Além dos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, a equipe policial solicitou o sequestro de bens da organização no total de R$ 20.000.000,00.

A especializada investiga o grupo desde o início de janeiro do ano passado, e descobriu um esquema bem elaborado para o transporte e distribuição de cocaína pura, pasta base do entorpecente e skunk. Durante as investigações, a polícia descobriu que as drogas vinham do Mato Grosso e eram transportadas em fundos falsos de caminhonetes até Goiás onde os entorpecentes eram armazenados.

A polícia afirmou que parte das drogas ficavam em Goiânia, e restante era enviado para outros estados como Distrito Federal, e para o Rio Grande do Norte. No ano passado, a equipe apreendeu quatro carregamentos com 420 kg de cocaína e 150 kg de skunk. No entanto, a DENARC acredita que pelo menos dois mil kg de cocaína tenham sido distribuídos pela organização no período e que os motoristas eram substituídos de forma rápida, quando esses eram presos pela polícia, e davam sequência no tráfico de drogas.

O delegado Vinicius Teles que coordena as investigações, afirmou que a longa investigação foi responsável por identificar toda a estrutura usada pela organização criminosa. As investigações mostraram os núcleos de fornecimento, quem vendia as drogas desde a sua origem, a logística e o transporte, e os mecânicos responsáveis por criar os fundos falsos das caminhonetes e os motoristas, além dos coordenadores do grupo, que eram responsáveis pelo financeiro e o pagamento dos envolvidos no esquema e pela redistribuição das drogas.

Em outubro do ano passado, uma carga de 200 kg de cocaína foi apreendido em São Luis de Montes Belos, que estavam sendo transportadas em duas caminhonetes. Na ocasião, um dos veículos era usado para o transporte dos entorpecentes no Mato Grosso e o outro em Goiás.

“É um exemplo da meticulosidade e expertise da organização, própria dos grandes atacadistas da cocaína. A mera apreensão da droga, apesar de causar um considerável prejuízo, não alterava em nada o esquema criminoso. No mês seguinte outro motorista era cooptado e a distribuição continuava. Agora, com essas 14 prisões, estamos certos de que toda a engrenagem foi atingida. As pessoas presas hoje estão do ápice à base da organização”, conta o delegado.

O nome da operação veio da expressão francesa Déjà Vu, que significa já visto, e relembra a Operação Esmeraldo que foi deflagrada em 2014, quando Marcelo Gomes de Oliveira, o Marcelo "Zoi Verde" acabou preso na ocasião, mas o mesmo foi morto em 2017 na Bolívia. No entanto, seus seguidores reestruturaram a organização e estavam agindo com uma dinâmica mais eficaz e apurada segundo as informações divulgadas pela polícia.

De acordo com a DENARC, um dos maiores traficantes do país, identificado como Ricardo Cosme, foi preso na durante a operação, em sua residência, em Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Leia tabmém:

Mais vídeos:

  • CIDADES

    Acidente grave com carreta na BR deixa dois mortos

    , o motorista perdeu o controle da direção avançando em direção ao canteiro central onde tombou

    Publicado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024 - 10:18

    / Atualizado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Corpo de adolescente desaparecido há três dias é encontrado

    O corpo do jovem foi encontrado por volta das 17h de terça-feira, 23, em uma mata próximo de onde o adolescente teria sido visto pela última vez

    Publicado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024 - 08:55

    / Atualizado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Motorista é preso com CNH falsa

    O motorista informou que comprou o a CNH em Ibitinga-SP e pagou R$ 1.400,00 reais em março de 2023

    Publicado terça-feira, 23 de janeiro de 2024 - 09:43

    / Atualizado terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias