Home / Cidades

CIDADES

Comércio não essencial deve seguir aberto em Goiânia

Nesta quarta feira (14), o decreto que libera a abertura do comércio não essencial perde a validade. Com isso, a Prefeitura de Goiânia estuda maneiras de manter esse comercio funcionando. O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e o governador Ronaldo Caiado (DEM), estão debatendo formas restritivas para segurança, tendo em vista que alguns estabelecimentos geram muita aglomeração.

A previsão é que as novas medidas sejam repassadas o quanto antes aos prefeitos da Região Metropolitana de Goiânia, juntamente à representantes do Ministério Público e ao Judiciário. Logo após, haverá uma deliberação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus para que os termos do novo acordo seja definido.

Até o momento, comerciantes estão seguindo as regras de segurança estabelecidas pela prefeitura. Os horários de funcionamento por setores de atuação estão sendo seguidos de maneira consciente. É importante relembrar que o comércio não essencial permaneceu fechado durante todo o mês de março. As atividades foram retomadas no dia 31, já que a prefeitura adotou o rodizio de abertura e fechamento.

Na última sexta feira (9), Rogério Cruz, informou que voltaria a fechar os comércios não essenciais, devido ao aumento de internações provenientes as saidinhas no feriado. Entretanto, o governador informou que no momento os indicadores da Covid-19 estão estáveis, o que permite uma decisão equilibrada.

“Temos uma certa segurança do que estamos acompanhando há uma semana, não temos pacientes de UTI em espera e, a cada dia, temos aumentado o número de leitos porque sabemos que viemos dos 14 dias fechados e precisamos estar muito atentos do que podemos receber nos próximos dias”, explicou o prefeito.

Como está a saúde pública?

Em Goiás, o sistema de saúde tem uma regulação de pacientes do estado e uma de Goiânia. Ontem (12), a fila de espera pela UTI estava zerada em Goiânia. Por outro lado, no estado havia 74 pessoas esperando leito especial, sendo seis delas aguardando em hospital estadual da capital. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde, os sistemas são diferentes, e que a equipe do estado pode solicitar vagas a capital.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, informou uma queda de 16% para 5,8% nos resultados positivos das testagens em Goiânia desde que as medidas restritivas foram tomadas. O secretário Estadual de Saúde (SES), Ismael Alexandrino, explicou que há uma tendência visível e sustentada de queda dos números da pandemia em Goiás. O governador Ronaldo Caiado alertou na reunião para a necessidade de a população aderir ao combate contra a doença.

“Se não tivermos a contrapartida da população e a demanda de leitos for maior do que nós temos de oferta, se o RE ultrapassar o parâmetro de 1,2 em diante, não conseguiremos e, como tal, teremos que recuar dessa medida", ponderou o Caiado.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias