Home / Cidades

CIDADES

Mudanças no projeto de embarque: Vacinados contra a Covid-19 terão acesso aos ônibus em qualquer hora do dia em Goiânia

Usuários do transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, que já tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19, terão acesso ao serviço a qualquer hora do dia, mesmo em horários de pico, prioritários aos trabalhadores dos serviços essenciais.

Já as pessoas que testarem positivo, terão o cartão de passagem bloqueado por 15 dias, contados à partir da data do teste e, ficarão impedidos de utilizar o sistema público.

Segundo o secretário da Secretaria Geral da Governadoria (SSG), Adriano da Rocha Lima, não será necessário fazer cadastro no Sistema de Consórcio das Concessionárias (RedMob), pois, serão utilizados dados que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), tem acesso, para fazer o rastreamento.

Lima afirma que o impacto no Sistema de transporte público nos horários de pico será pequeno neste primeiro momento, ma que com a ampliação da vacina há previsão de aumento.

"Temos cerca de 200 mil vacinados já com a segunda dose em todo o Estado, a maior parte de pessoas acima de 80 anos. São poucos entre os que são usuários do sistema e que ainda necessitam pegar ônibus no horário de pico. Mas vai aumentando quanto mais vacinados tiver, até toda a população ser vacinada e não precisar mais das restrições", afirma.

Como a imunização não é 100% eficaz e permite a transmissão do novo coronavírus, o secretário explica que essa transmissão é menor. "Mas se tiver com o vírus e com sintomas vai fazer exame e dará positivo, sendo bloqueado do sistema".

Lima confirmou que o projeto do embarque prioritário vai continuar mesmo com a volta das atividades consideradas não essenciais, após o dia 31 de março.

Ao reduzir a demanda, apenas para servidores de atividades essenciais houve uma diminuição de 40% na quantidade de passageiros em horários de pico, entre 6h e 7h.

O que segundo Lima, deve aumentar a partir do dia 31, principalmente nos horários após as janelas de embarque prioritário.

“Previsão é que aumente um pouco a pressão, especialmente depois das 7h15.” Ele explica que o projeto conseguiu reduzir o horário de pico, mas viu novo aumento no horário entre 7h e 8h. “Mas subiu menos do que era às 6h”, informou o secretário.

Foram feitas outras mudanças no projeto de embarque prioritário, em que os usuários cadastrados terão que provar com documentos que são de atividades essenciais. “No primeiro momento nós confiamos, mas queremos a prova”, afirma Lima.

Segundo o secretário, 40 mil pessoas das 90 mil inscritas apresentaram apenas justificativas e terão 48 horas para comprovação ou serão bloqueadas no sistema.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias