Home / Cidades

CIDADES

Apenas 47,4% dos usuários do transporte público coletivo são de serviços essenciais

Em uma coletiva de imprensa virtual que aconteceu na tarde desta quarta-feira (17), a RedMob Consórcio, fez a apresentação de uma pesquisa realizada no dia 15 de março deste ano, em 18 municípios da Região Metropolitana de Goiânia.

De acordo com a pesquisa 86% dos usuários, utilizam o transporte público coletivo para trabalhar, sendo que apenas 47,4% desses usuários trabalham em atividades essenciais, conforme o decreto de lockdown e 76% dos usuários do transporte público coletivo, são a favor da continuidade do serviço.

A pesquisa também mostrou que 65% dos usuários estão fazendo uso do serviço de transporte público coletivo nos horários de picos, com destino aos bairros nobres de Goiânia.

De acordo com o diretor da RedMob, Leomar Avelino Rodrigues, mesmo com o decreto de lockdown, as pessoas continuam usando o transporte público coletivo "temos o lockdown definido por lei, mas não temos na prática", afirma.

"O nível de lotação seria diferente se não houvesse uso do transporte por pessoas que não fazem parte dos serviços essenciais", destaca Leomar.

De acordo com o novo decreto, os ônibus deverão operar apenas com passageiros sentados, mas o diretor executivo da RedMob afirmou que isso é impossível.

Leomar informou que a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), tem feito mudanças constantes em razão da pandemia como a criação de linhas diretas para que as pessoas não passem por terminais e consigam ter viagens mais seguras.

"Estamos com 220 ônibus a mais, há um esforço de todos no sentido de ter toda a frota rodando no horário de pico, que é o principal problema", afirma Leomar.

O Diretor executivo informou que a pesquisa será encaminhada para governantes e autoridades para que possa ser utilizada em ações que contribuam para uma possível solução do problema de superlotação do transporte público coletivo em Goiânia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias