Home / Cidades

CIDADES

Prefeitos estudam decreto para fechar comércio não essencial por 7 dias na região metropolitana de Goiânia

Em uma reunião na tarde de sexta-feira (26) prefeitos da Região Metropolitana de Goiânia discutiram um novo decreto para fechar todo o comércio não essencial por sete dias. O encontro que aconteceu no Paço da capital, contou com 11 prefeitos e com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). As medidas estão sendo estudadas devido aumento de casos de coronavírus e a superlotação da rede de saúde nos municípios.

Neste sábado (27) o documento que avalia a necessidade do fechamento pode ser apresentado à população. No entanto, segundo o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), a previsão oficial é que o decreto seja publicado na segunda-feira (1º/3) e começar a valer no mesmo dia.

Segundo o governador Ronaldo Caiado, os casos confirmados e mortes por Covid-19 estão sendo monitorados pelo estado desde que foram identificados a circulação das novas variantes do vírus de Manaus e do Reino Unido, há cerca de duas semanas.

Na reunião, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), disse que após os sete dias iniciais do decreto, os prefeitos podem reavaliar o cenário de casos e ocupação de UTIs. De acordo com os resultados das medidas, deve ocorrer uma nova reunião para decidir se o texto será prorrogado.

Leitos de UTI

Segundo o prefeito Rogério Cruz, os leitos de UTIs de Goiânia atingiram nesta segunda-feira uma ocupação de 84%, atualmente a rede de saúde pública da capital tem 224 leitos de UTIs para pacientes com coronavírus. O índice de ocupação das enfermarias é de 89%. Apenas no Hospital e Maternidade Célia Câmara, a unidade com maior quantidade de leitos na capital, com 70 vagas, a ocupação estava em 85%.

Em Aparecida de Goiânia, a taxa está em 75% para os leitos de UTIs da rede pública de saúde. Enquanto registrou 100% das vagas preenchidas nesta sexta-feira.

Na rede estadual de saúde, o índice de ocupação das UTIs chegou a 92% e das enfermarias, 69%.

Vacinação e medidas de restrição

Nesta semana teve início a vacinação de idosos com idade superior a 80 anos. Já Aparecida de Goiânia avançou a faixa etária para os idosos com 75 anos.

Na quinta-feira (25) um novo decreto que estabelece regras para o comércio entrou em vigo em Goiânia. Entre as medidas, estão a definição de horários específicos de funcionamento para bares e restaurantes e para a Região da 44. Também foi reduzida a capacidade de lotação em estabelecimentos comerciais, templos religiosos, escolas e velórios.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias