Cidades

Covid-19: Em vídeo polêmico, prefeitura de Jaraguá abre covas em cemitério para conscientizar população

No vídeo, a prefeitura justifica que a abertura das covas é devido o aumento de mortes causadas pela doença

diario da manha
Campanhas buscam conscientizar para que a população cumpra as medidas de segurança, diz prefeitura de Jaraguá

Uma campanha divulgada no sábado (20) pela prefeitura de Jaraguá, a cerca de 120 km da capital, causou polêmica nas redes sociais por mostrar uma máquina abrindo covas no cemitério da cidade como forma de conscientizar a população contra a Covid-19. As informações são do G1.

No vídeo, a prefeitura justifica que a abertura das covas é devido o aumento de mortes causadas pela doença. “Devido à falta de conscientização de uma parte da população, os números da Covid-19 seguem em alta em nosso município. Por isso, para suprir o aumento do número de óbitos, está sendo necessária a abertura de novas covas no Cemitério Parque da Serra. Nossa rede de saúde está sufocando e precisa da sua conscientização”, diz um trecho.

Em campanha de conscientização, Prefeitura de Jaraguá divulga vídeo que mostra máquina abrindo covas em cemitério- Vídeo: Reprodução/ canal Go In Foco

Nesta segunda-feira (22) a Prefeitura de Jaraguá informou por nota que estão sendo realizadas campanhas de conscientização para que as medidas de segurança sejam cumpridas pela população e, em uma dessas campanhas, mostrou, “com clareza, a realidade da saúde pública municipal”.

A cidade está com 100% de ocupação de leitos de UTI e registra no último mês um crescimento no número de óbitos. Conforme a prefeitura, Jaraguá teve só neste mês de fevereiro 700 casos da doença e 26 mortes por Covid-19. Desde o início da pandemia, o município de 50 mil habitantes, já registrou mais de 2 mil casos da doença e 54 óbitos, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO).

Críticas e elogios

O vídeo divulgado na campanha abrindo as covas não agradou a todos, e pelas redes sociais a prefeitura recebeu críticas e elogios.

“Acho isso uma falta de respeito com a sociedade, doloroso, todo mundo sofrendo com esse vírus e vocês fazem uma coisa dessa, isso abala o psicológico das pessoas”, escreveu uma moradora.

Outra moradora questiona a necessidade do teor da campanha: “Como vocês têm coragem de fazer uma postagem dessa? Que isso, o mundo está perdido mesmo, Jaraguá está perdido. Estão sem noção demais. Não tem nada para postar, deixe quieto”.

Mas também há os que elogiaram a iniciativa da prefeitura. “Acho doloroso também, mas só assim para ver se o povo se conscientiza, os mais culpados disso tudo são as pessoas sem consciência, que não seguem o isolamento”, comentou outra moradora da cidade.

“Às vezes assim a população acorda pra vida, não custa evitar aglomerações, a vida é uma só, não vale a pena arriscar”, escreveu um morador também alertando sobre os riscos das aglomerações.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.


Comentários