Home / Cidades

CIDADES

Novo Marco do Saneamento Básico será pauta da terceira edição do Fórum Goiás de Debate

Os representantes de oito órgãos integrantes do Fórum de Habitação de Goiás, do Fórum Empresarial do Estado de Goiás e da Associação Goiana de Municípios (AGM) discutiram, nesta quarta-feira (13), a realização da terceira edição do Fórum Goiás de Debate, a ser realizado no mês de fevereiro, com o tema “Repensando o Saneamento Básico Municipal à Luz do Novo Marco Legal”.

A definição do tema do evento aconteceu após uma reunião com o presidente da AGM, Paulo Sérgio Rezende, na sede do Sindicato das Imobiliárias e Condomínios do Estado de Goiás (SecoviGoiás), na qual foram discutidas as temáticas e os trâmites para viabilizarem o evento, que deve acontecer com palestrantes e representantes municipais de forma mista; virtual e presencial.

De acordo com o superintendente do SecoviGoiás, Francisco Lopes, os representantes das entidades classistas se comprometeram a viabilizar a realização do evento com o intuito de conscientizar os gestores públicos municipais sobre a possibilidade dos municípios pequenos participem, coletivamente, de grupos criados pelo Estado; de contratar serviços de coleta e de tratamento de esgoto de forma conjunta e outros assuntos da área.

O objetivo do evento será o de conscientizar os gestores municipais sobre os impactos da nova lei, em vigor desde o início deste ano, e que confere importância ao setor de saneamento até então esquecido. Com a nova legislação haverá mais cobranças em relação à infraestrutura e que passam a ser de responsabilidade dos municípios, que detêm o poder concedente, pois são titulares do serviço de saneamento básico.

“O evento servirá para iniciarmos o debate com os prefeitos goianos a fim de melhorar a gestão do saneamento, buscando alternativas legais para dar maior eficiência em todo sistema”, destacou o superintendente.

O tema, inclusive, está na pauta das reuniões do presidente da AGM, Paulo Sérgio Rezende, que também está comprometido com a realização do evento, que vai trazer a “luta dos municípios” e debater o tema. “Nossa luta é para garantir aos municípios as melhores condições de implantação do saneamento básico e da destinação dos resíduos sólidos”, comenta o presidente

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias