Home / Cidades

CIDADES

Ex-prefeito de Firminópolis é preso por desvio de verba da Covid-19

O ex-prefeito de Firminópolis Jorge do Escritório (PP) foi preso nesta terça-feira (26/1) na Operação Colarinho Branco deflagrada pela Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), que investiga o desvio de verbas destinadas ao combate à pandemia da Covid-19.

A ação cumpriu seis mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão em três Estados, sendo eles Goiás, Tocantins e Minais Gerais.

De acordo com as informações divulgadas pela polícia, os investigados são ex-gestores das cidades de Firminópolis, empresários de Palmas (TO) e Uberaba (MG) e também de Goiânia.

Segundo as investigações da polícia, os ex-gestores emitiram notas fiscais faturadas em favor do Fundo Municipal de Saúde da cidade, como se tivesse efetuado a compra de mercadorias, mas essas jamais foram entregues, configurando assim o crime de desvio da verba pública ao final da gestão.

Os investigadores apontam que apenas no mês de dezembro e até o momento, os desvios da verba somam o equivalente a R$ 300 mil, e que esse dinheiro seria usado no combate à Covid-19.

Durante a ação policial foram apreendidos documentos, telefones celulares dos investigados e foram cumpridos os mandados de prisões temporárias, devido ao envolvidos estarem dificultando as investigações. Entre os presos na operação está o ex-prefeito da cidade, e a operação ainda está em andamento.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias