Home / Cidades

CIDADES

Como fica Goiânia após a morte de Maguito?

Com a morte do prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), confirmada na madrugada de hoje, o vice da chapa Rogério Cruz assume de forma definitiva a Prefeitura. No entanto, a pergunta que não quer calar é como fica Goiânia, após a morte do prefeito eleito.

Vale ressaltar que Maguito Vilela foi contaminado com Covid-19, durante a campanha eleitoral, ainda no primeiro turno das eleições, internado no dia 22 de outubro no Hospital Oríon em Goiânia e transferido no dia 27 de outubro do ano passado para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Com a internação de Maguito, quem assumiu a campanha foi o vice da chapa Rogério Cruz, durante o restante da corrida eleitoral pela Prefeitura. Uma vez que Maguito não encerrou o primeiro turno e não participou em nenhum momento do segundo turno do pleito em função de estar em tratamento contra o vírus.

Inclusive, após o fim do primeiro turno surgiu o boato de que Maguito teria vindo a óbito, o que foi desmentido pela assessoria de imprensa do até então candidato, que acabou eleito no segundo turno das eleições. Antes mesmo do resultado final do pleito, se cogitou por parte dos adversários o estado de saúde de Maguito Vilela e se ele estaria apto a assumir a Prefeitura.

Logo após o resultado final das eleições, com a vitória da chapa liderada por Maguito, o candidato mesmo internado chegou a ser diplomado e apto para tomar posse no dia 1º de janeiro de 2021, mesmo estando internado em São Paulo.

No primeiro dia do ano, por meio de uma assinatura eletrônica Maguito Vilela tomou posse como Prefeito de Goiânia, e a equipe médica imediatamente pediu o afastamento do prefeito, para que ele pudesse continuar o tratamento das complicações provocadas pela Covid-19 e o vice Rogério Cruz assumiu o cargo.

Advogado afirma que no momento não há irregularidade e que Rogério Cruz assume a Prefeitura no lugar de Maguito Vilela

Infelizmente na madrugada de hoje (13) Maguito morreu no hospital em São Paulo, devido as complicações provocadas pelo vírus. E o que muitos se perguntam no momento é como fica a Prefeitura de Goiânia? Rogério Cruz vai seguir de fato como Prefeito ou a chapa derrotada pode vislumbrar uma chance de anulação do pleito?

Para responder as esses questionamentos, o DM Online conversou com o Dr. Ricardo Nahmatallah Obeid que é especialista em direito eleitoral para responder há algumas perguntas sobre isso.

Em um dos pontos, o advogado cita que para que a outra chapa possa ter alguma chance, seria preciso provar que o candidato adversário e vencedor no pleito simulou ou o hospital o manteve vivo até o dia da posse. E apenas com o parecer de uma junta médica seria possível fazer tal afirmação. E como se trata do melhor hospital brasileiro, isto é totalmente impossível.

Ricardo afirma ainda, que uma vez que Maguito tomou posse por meio de uma assinatura eletrônica, e que esse não foi o primeiro caso de posse dessa maneira, é algo que ainda é relativamente novo, mas que até aí está tudo certo e não há problema algum.

"Ele tomou posse por via eletrônica, e isso é uma novidade, e a princípio está tudo certo, e a posse foi tomada de forma correta, não houve nenhuma situação que possa ensejar a destituição dessa posse tomada. Agora o vice-prefeito vai assumir o mandato", complementa o advogado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias