Home / Cidades

CIDADES

Parque Sebastião Júlio Aguiar será inaugurado região sudoeste de Goiânia na terça-feira (1º/12)

A entrega da primeira etapa do Parque Sebastião Júlio de Aguiar, localizado no setor Parque Oeste Industrial, acontece na próxima terça-feira, 1º de dezembro, às 17h30, pelo prefeito Íris Rezende. Serão entregues parte da pista de caminhada e ciclovia, dois espaços de contemplação, academia a céu aberto, playground e iluminação.

Com quase 113 mil m², o parque integra o projeto Macambira-Anicuns e beneficiará cerca de 150 mil pessoas que vivem na região. A previsão é que a obra seja entregue em duas fases, sendo a segunda concluída em 2021.

O projeto foi desenvolvido pela prefeitura de Goiânia, aprovado pelo Ministério Público e executado pelas empresas CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical Urbanismo e Incorporação, que também está desenvolvendo no bairro do complexo residencial Eldorado Parque.

Sonho antigo dos moradores da região, o parque chega para dar função social e qualidade de vida, sem prejuízo à preservação ambiental, a uma área verde que, até então, estava abandonado e vinha sendo usada indevidamente como depositário de lixo e ação de marginais. Para se ter um ideia, só no período das obras, foram retirados 400 caminhões de lixo e entulho que estavam jogados no local.

“O grupo empreendedor foi convidado para desenvolver o parque pela prefeitura de Goiânia e do Ministério Público, para que a área deixasse de ser uma espaço abandonado para se tornar um espaço de qualidade de vida para as famílias da região”, diz o incorporador e sócio-proprietário da Tropical Urbanismo, Paulo Roberto da Costa.

Ele explica que, com a urbanização do parque, a população passa a interagir com equipamento público e acaba se tornando a principal guardiã do espaço. “Nós, inclusive, estimularemos que uma associação de amigos do parque seja criada com esse objetivo, a exemplo do que vem acontecendo com os demais parques da capital”, disse

O nome do parque é uma homenagem ao ex-deputado Sebastião Júlio de Aguiar, mineiro que chegou a Goiânia nos anos 1950 e deu início à urbanização do Setor Parque Oeste Industrial em 1957, quando foi aprovado o loteamento do bairro. No projeto inicial, já havia a previsão da área do parque municipal, mas em tamanho muito menor.

A família proprietária da área, salienta o empreendedor, teve grande relevância no processo de consolidação do parque, pois doou mais 90 mil metros quadrados de área ao seu tamanho original, colocando-o entre os maiores da capital. “Certamente, ele atrairá moradores de outros bairros por sua singularidade, uma vereda de buritis única que será totalmente preservada”, observa.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias