Home / Cidades

CIDADES

Inventor do aeromóvel, Oskar Coester morre em Porto Alegre

No final da manhã desta terça-feira (17), o empresário e inventor do aeromóvel Oskar Coester morreu em Porto Alegre (RS). Ele tinha 82 anos e faleceu em casa, na Zona Sul da capital gaúcha. Segundo familiares, o empresário estava se recuperando de um AVC sofrido em maio deste ano.

Oskar é conhecido nacionalmente pela criação do aeromóvel. Na década de 1970, ele deixou a Varig, onde trabalhava, para abrir uma empresa de Automação no Vale do Sinos, que foi responsável pelo desenvolvimento do transporte.

Os testes realizados na época comprovaram ser possível movimentar os veículos com a pressão do ar e zero poluição, e a tecnologia foi vendida para cinco países. Na Indonésia, opera desde 1989. O veículo teve um investimento de R$ 37,8 milhões.

Construído em 1982, o aeromóvel foi inaugurado em 2013, com a presença da então presidente Dilma Roussef na cidade de Porto Alegre. O veículo de transporte movimentado com a pressão do ar, funciona no aeroporto, ligando o terminal com a estação de trem.

Oskar Coester deixa esposa, quatro filhos e dez netos. O velório e a cerimônia de cremação vão ocorrer nesta terça-feira no Crematório Metropolitano.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias