Home / Cidades

CIDADES

Empresas e trabalhadores do transporte coletivo firmam acordo

Na manhã desta quinta-feira (12), as concessionárias do transporte público coletivo de Goiânia e região metropolitana e o Sindicoletivo firmaram um acordo para a suspensão da greve no transporte coletivo.

De acordo com a proposta do Sindicato das Empresas de Transporte Público e Passageiros de Goiânia e Região Metropolitana (SET), o reajuste será de 3,75% para os salários e 5% para o ticket alimentação, além da manutenção da cesta natalina e do pagamento do 13º salário.

Dessa forma, foram mantido os direitos acordados anteriormente. Segundo documento divulgado pelo SET, a decisão foi firmada “entendendo a necessidade dos trabalhadores e dentro do que a crise econômica agravada pela pandemia permitiu”.

Por sua vez, os trabalhadores aceitaram a proposta e negociaram também os anuênios com a Metrobus. Eles serão pagos não como porcentagem, mas como valor nominal a todos os trabalhadores da empresa.

Também ficou definida a ausência de desconto do ticket alimentação em caso de falta por atestado médico e o pagamento do retroativo em descontos ocorridos a partir de abril de 2020.

Segundo o SET, “empresas e trabalhadores entraram num bom termo que acolhesse as necessidades dos trabalhadores, mas também com entendimento do grave momento econômico pelo qual as empresas passam durante o período da pandemia”.

Independente das dificuldades futuras a que estão sujeitas as concessionárias diante da possibilidade de uma segunda onda de Covid-19 no Brasil, o SET confirmou o pagamento do reajuste.

Há previsão de que a partir do final de janeiro de 2021, novas reuniões sejam realizadas para discutir os valores retroativos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias