Home / Cidades

CIDADES

Bebê prematuro morre durante incêndio em maternidade pública

Na madrugada desta sexta-feira (20) um bebê prematuro morreu após um princípio de incêndio atingir uma das alas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Petrópolis, na zona Leste de Natal. A criança, do sexo masculino, estava internado há quatro meses na unidade.

O fogo teria começado na fiação do interruptor que fornecia energia elétrica para o aparelho de ar condicionado que ficava posicionado acima da incubadora na qual o bebê estava. Por nota, a assessoria de imprensa da maternidade informou que criança era prematura extrema e tinha problemas de saúde diversos por ter nascido com apenas 24 semanas.

Ainda segundo o comunicado, o bebê respirava e se nutria com a ajuda de aparelhos. A Maternidade Escola Januário Cicco é referência no Rio Grande do Norte no atendimento de parturientes de alto risco e de bebês de prematuridade extrema.

Trabalhadores, que estavam na unidade durante o ocorrido, relataram que a fumaça foi vista saindo do interruptor e subindo para o aparelho de ar condicionado. De acordo com as testemunhas, que não quiseram ser identificadas, a correria começou por volta das 3h05, quando os profissionais iniciaram a remoção dos bebês da ala atingida pelo fogo.

No comunicado, a assessoria de imprensa da maternidade confirmou que a fiação do prédio é antiga, mas que o "princípio de incêndio" foi prontamente controlado. Para evitar uma tragédia maior, a incubadora em que o bebê estava foi desconectada dos pontos de fornecimento de oxigênio e alimentação parental.

Porém, a equipe de profissionais de saúde não teve tempo de reconectar a incubadora em outro ponto de oxigênio. O bebê chegou a ser incubado novamente, mas teve uma parada cardíaca e não resistiu. Por volta das 3h30, o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas, quando chegaram ao local o princípio de incêndio já havia sido controlado.

A maternidade ainda informou que a UTI neonatal possui duas alas com 26 leitos, que ficam praticamente 100% ocupados frequentemente. Assim que o incêndio começou todos os bebês foram transferidos para outra área a tempo.

Segundo a nota, a Maternidade Escola Januário Cicco, dará uma entrevista coletiva aos jornalistas para mais detalhes sobre as causas do acidente que ainda estão sendo apuradas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias