Home / Cidades

CIDADES

Enfermeira relata desespero para evacuar maternidade após vazamento de gás, em Goiânia

A enfermeira Joane de Paula Nascimento, relatou que teve que correr com pacientes do centro cirúrgico após um vazamento de gás na tarde de quarta-feira (28) na maternidade Dona Irís, em Goiânia. No ocorrido, enquanto o Corpo de Bombeiros evacuava o local, bebês e pacientes foram levados para a calçada.

Para o G1, a enfermeira relatou que, “A primeira coisa que a gente pensa é em salvar mesmo os pacientes que estão internados no hospital. A gente correu para dentro da UTI para pegar os bebês. Do jeito que deu saímos correndo com as pacientes do centro cirúrgico, paciente que tinha acabado de fazer cesárea”.

Segundo os bombeiros, além do risco de explosão, por ter sido um gás de petróleo altamente inflamável, havia um risco grande de asfixia, caso alguém respirasse a substância.

“Mesmo o ambiente arejado, corria o risco de explosão. O risco era de asfixia. Dependendo da concentração que a pessoa respirasse ela poderia vir a morrer por asfixia”, disse o capitão Valério de Oliveira para o G1.

A enfermeira ainda relatou que os funcionários fizeram de tudo para conseguir tirar todos os pacientes da unidade. Vários tiveram de ser empurrados de maca para a calçada da maternidade. De acordo com ela, no momento do ocorrido, as funcionárias saíram empurrando as macas de pacientes que estavam em recuperação para tentar os socorrer.

Após o vazamento, os bombeiros disseram que a situação foi controlada rapidamente e a unidade hospitalar voltou a funcionar. Apenas a cozinha se manteve fechada para inspeção completa das equipes. A corporação usou sete ambulâncias de apoio e não registrou nenhum ferido ou pessoa que precisasse de atendimento médico.

Por nota, a maternidade Dona Irís informou ainda na tarde de quarta-feira (28), que a evacuação do prédio foi feita de "maneira ordenada e tranquila", como precaução, para garantir a segurança das pessoas que estavam no interior da unidade.

Já na manhã desta quinta-feira (29), a unidade informou que os serviços e atendimentos voltaram normalmente, com a aprovação da equipe dos bombeiros e todas as alas estão funcionando, com exceção da cozinha, que deverá retornar quando parecer da brigada de incêndio for finalizado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias