Home / Cidades

CIDADES

Covid-19: família busca por tratamento para idoso que perdeu movimentos

Após pegar o coronavírus, José Almeida de Oliveira, de 67 anos teve complicações neurológicas causadas pela doença. Ele perdeu a fala e os movimentos.

"Ele já sofreu muito. Nesse período em que está internado, foi entubado três vezes. Da última vez, os médicos disseram que foram tentando acordá-lo, mas ele só ficava sonolento. Disseram que ele teve uma lesão cerebral, não falava mais e não se mexia muito", disse a esposa, Maria Lourdes Soares.

O idoso está internado há mais de 60 dias, mas aguarda transferência para um hospital onde possa ser acompanhado por neurologista, pneumologista e fisioterapeuta, já que foi curado da Covid-19.

Família

Segundo a família, o José está na Maternidade Célia Câmara, desde o dia 31 de agosto para tratamento da Covid-19 durante essa pandemia.

O idoso teve 75% dos pulmões comprometidos e sofreu uma parada cardiorrespiratória, o que causou o dano cerebral.

Assistência médica em casa

Para receber alta, ele precisa de um home care, ou seja, uma assistência médica em casa com equipamentos como respirador mecânico.

Maria conta que não tem condições de comprar todos os insumos que o marido precisa, pois vivem apenas com um salário mínimo.

"Os médicos disseram que, por conta das graves lesões, ele ficará totalmente dependente de cuidados de outras pessoas, além de não conseguir respirar sozinho. Eu não sei o que fazer, porque o dinheiro que a gente tem é de um benefício que ele recebe por ter tido câncer e também de uns bicos que eu faço. Como ele ficará acamado, vou precisar cuidar dele", relata.

Hospital

Em nota, o Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara informou que já foi solicitada a transferência do paciente para uma unidade de saúde que realize o tratamento neurológico necessário, assim como um ventilador mecânico de uso doméstico para quando ele receber alta do tratamento desta outra unidade.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias