Home / Cidades

CIDADES

Grupos de risco em Goiânia poderão pegar oxímetros emprestados

Com o objetivo de auxiliar no monitoramento e controle de casos de Covid-19 durante a pandemia, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), vai disponibilizar a partir da próxima quinta-feira, 17/09, até 946 oxímetros para pacientes que testarem positivo.

Inicialmente, os dispositivos serão distribuídos para moradores da Região Noroeste e que estão no grupo de risco (pacientes com comorbidades; pessoas acima de 60 anos; gestantes ou puérperas). A região selecionada é o local que mais aparece com altos indicadores de casos da doença, circulação de pessoas e taxa de morbidade, segundo dados epidemiológicos.

"O objetivo da utilização dos oxímetros é monitorar o nível de oxigênio do sangue dos pacientes, o que pode levar a falta de ar. Isso vai ajudar no diagnóstico precoce o que possibilita uma intervenção mais rápida com uso de medicamentos e outras medidas necessárias no tratamento antes que haja um agravamento da doença ", explica a gerente de Atenção Primária, Cynara Mathias Costa.

O empréstimo será feito de forma gratuita e o paciente poderá utilizar o aparelho por até 14 dias. Serão repassadas as devidas orientações para o uso correto durante o período e, além disso, haverá um monitoramento por parte dos profissionais de saúde que farão ligações diárias para saber como está o paciente e fazer o acompanhamento do nível de oxigênio do sangue de cada um.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias