Cidades

DF: PMs resgatam mulher de incêndio em casa

Vizinhos ligaram para Polícia Militar por não saberem telefone do Corpo de Bombeiros. O fato ocorreu em Ceilândia e não houve feridos

diario da manha
Policial Militar demonstra atuação em local de incêndio no DF — Foto: Reprodução

Policiais militares resgataram uma mulher que ficou presa em um incêndio dentro de casa, em Ceilândia, no Distrito Federal. Os três filhos de Elianai Machado Nascimento, de 7, 8 e 10 anos, conseguiram sair da residência, mas ela ficou presa em um dos cômodos.

A PM foi chamada pelos vizinhos, que não sabiam o número do Corpo de Bombeiros, que é o 193. A equipe de socorro só foi acionada após a chegada dos militares que já encontrou todos os moradores do lado de fora.

O sargento Éder Bezerra, que atuou no socorro, reconheceu o risco da ação. “A gente não consegue ver alguém em perigo e não fazer nada”, disse.

O incêndio começou por volta de 20h, na QNN 19, onde a faxineira mora. Elianai conta que estava cozinhando quando ouviu um estalo, o que acredita ter vindo de um curto circuito.

“Foi tudo muito rápido. Tem um varal aqui, que tinha roupa e foi pegando fogo do varal para a sala. Quando eu olhei, o fogo estava muito alto e ainda tentamos jogar água, mas não apagou”, contou.

Resgate

Durante o resgate, os policiais militares usaram uma mangueira do jardim da própria casa para molhar o uniforme e tentar amenizar o calor.

“Entrei na parte da casa e fiz o contato verbal e procurando alguém lá dentro e escutei uma pessoa me respondendo por trás da fumaça. Eu perguntei se poderia vir em direção ao foco da lanterna, mas ela não falou mais nada”, revelou o sargento.

Os policiais e a dona da casa não se feriram, no entanto, eles precisaram ir para o hospital para passar por exames, devido ao risco de uma possível intoxicação por fumaça.

Estragos

Os bombeiros chegaram logo depois. Como a dona da casa já estava em segurança, o trabalho deles foi o de combater as chamas. A atuação durou cerca de uma hora e meia.

O fogo destruiu boa parte da casa. Elianai lamentou o incidente. “Acabou tudo, porque pegou fogo em tudo. Agora é orar, né”. Apesar de perder a casa, a faxineira agradece. “Tenho que agradecer a Deus. Poderia estar bem pior” afirma.

Corpo de Bombeiros

O telefone 193 é o número do Corpo de Bombeiros para emergências, disponibilizado de forma gratuita em todo território nacional.

Ao ligar para o 193, são pedidos dados como o endereço do local, características específicas do evento e condições das vítimas.

Conforme as informações passadas na ligação telefônica, os bombeiros identificam o tipo de ocorrência, a gravidade do caso, a real necessidade de deslocamento de equipes e o tipo de socorro mais adequado.

*Com informações do G1

tags:

Comentários