Home / Cidades

CIDADES

Ação da polícia investiga cartel no ramo de estampagem de placas de veículos em Goiás

A Polícia Civil de Goiás deflagrou, na manhã desta terça-feira (29/9), a Operação Colludium com o objetivo de desarticular uma formação de cartel no ramo de estampagem de placas veiculares. Na ação são investigadas 24 pessoas jurídicas e 09 pessoas físicas, além de dar cumprimento a 31 mandados de busca e apreensão.

Os mandados estão sendo cumpridos na sede do DETRAN, em empresas de fabricação e estampagem de placas veiculares, bem como nas residências dos investigados.

Os mandados judicias de buscas foram cumpridos da seguinte forma: 20 alvos em Goiânia; 02 em Anápolis; 04 em Aparecida de Goiânia; 01 em Porangatu; 01 em Valparaíso; 01 em Senador Canedo; 02 em Santo Antônio de Goiás e 01 em Trindade. Ademais, foram apreendidos documentos, celulares e computadores.

O esquema criminoso de Cartel

As investigações apontam para a existência de duas organizações criminosas distintas, uma que teria atuado até o ano de 2018 e outra que estaria operando atualmente, utilizando-se do mesmo esquema criminoso da antecessora.

Segundo apurado, empresários do ramo de fabricação e estampagem de placas veiculares teriam se unido e formado um verdadeiro cartel, empregando, para isso, várias empresas em nomes de “laranjas” e familiares.

Além disso, há indícios de que membros dessa organização criminosa teriam o costume de cobrar a quantia de R$ 70 mil de empresários interessados em credenciar suas empresas no ramo de estampagem, contando, para isso, com a participação de servidores do DETRAN.

O prejuízo aos cofres públicos provocado pelo esquema criminoso ainda está sendo calculado. Porém, é possível afirmar que a maior lesão provocada é à população, tendo em vista que não há concorrência nesse tipo de serviço e o preço para a estampagem de placas acabou sendo tabelado.

Operação Colludium

Participaram da Operação Colludium 150 policiais civis e 05 peritos da SPTC. A investigação apura a ocorrência dos crimes de formação de cartel, corrupção passiva e organização criminosa. No bojo da operação, uma pessoa foi presa em flagrante delito pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

A palavra conluio vem do latim colludium, que significa um jogo coletivo ou uma conspiração. Em latim, colludium vem da raiz colludere, que tem o sentido de brincar ou jogar juntos, ou fazer planos secretos para fazer algo errado. Conluio ou colusão é uma combinação maliciosa realizada entre duas ou mais pessoas, com o objetivo de enganarem uma terceira pessoa ou de se furtarem ao cumprimento da lei.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias