Home / Cidades

CIDADES

HUGO oferece "o que é importante" para paciente

A manhã desta segunda-feira, 10, foi marcada por momento especial no Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). A equipe multiprofissional da unidade realizou mais uma ação do projeto “O que importa para você?”. O paciente Jonhnatanh Cabral Silva, de 22 anos, que está internado há 58 dias, pôde realizar seus desejos de tomar sol, cortar o cabelo e saborear um açaí.

A campanha "O que importa para você?" é uma ação que tem o propósito de estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, criando um elo de compaixão e empatia entre eles. É atender de forma humanizada e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente. O projeto nasceu da ação internacional da organização Healthcare Improvement Scotland.

A fim de desenvolver um melhor entendimento das necessidades que realmente importam na vida das pessoas, o Hugo a aderiu à campanha “O que importa para você?”. “O Hugo é engajado neste movimento que promove a empatia no cuidado centrado no paciente associando a assistência segura com desfechos favoráveis na experiência do paciente. O Hospital reforça essa ação, engajando o profissional da saúde a se colocar no lugar do outro e a entender o que é mais importante para a pessoa que está internada. A experiência permite atender de forma humanizada, estreita os laços de confiança e ajuda no enfrentamento do quadro clínico”, explica Janine de Paula, gerente assistencial da unidade.

Para proporcionar este momento ao paciente, a equipe multiprofissional da unidade se mobilizou para garantir segurança e conforto ao Jonhnatanh no instante em que se ausentou do leito. "Para realizar a ação nós mobilizamos uma grande equipe. Essas ações são acompanhadas bem de perto”, relata a coordenadora multiprofissional, Letícia Vieira.

Ao ser perguntado para o paciente “O que importa para você?” ele revelou o desejo de tomar sol e comer açaí. De acordo Letícia Vieira, a psicóloga que acompanha o Jonhnatanh percebeu que ele também queria cortar o cabelo. “Aqui nós trabalhamos em conjunto. A psicologia está trabalhando com ele um rebaixamento emocional por causa do cabelo, que cresceu muito, e ele está com a autoestima baixa. Pensando nisso, a psicóloga conseguiu um barbeiro voluntário para cortar o cabelo do paciente. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) autorizou esta ação, desde que fossem tomadas medidas necessárias para que todos estivessem protegidos e pudessem atender o desejo do paciente”. Revela.

Jonhnatanh deu entrada no Hugo no dia 17 de junho, vítima de um acidente trânsito. Ele passou por cirurgia e durante esse período no hospital ficou internado na clínica ortopédica. Para tornar o momento ainda mais especial, o paciente recebeu a vista de seu pai, Luiz da Conceição Silva, que aprovou a ação. “Fiquei muito feliz que hospital organizou este momento para ele. A pessoa ficar muito tempo internada não é fácil”, relatou seu Luiz. Confira o vídeo:

A ação humanizada realizada para o Jonhnatanh teve como trilha sonora músicas sertanejas escolhidas pelo paciente. Para Letícia Vieira, essas ações humanas são importantes para os pacientes e para a equipe. “Em meio a tanto sofrimento, esperas angustiantes de decisões médicas e protocolos de enfermagem, o paciente tem que ter um prazer. Essa é uma maneira de levar prazer para que ele fique emocionalmente equilibrado para aguentar, de maneira mais tranquila e equilibrada, a internação. Para a equipe de saúde é importante para estabelecer vínculo e para ela saber que quem é o centro do hospital é o paciente. A equipe se envolve e quer fazer isso pelo paciente” explica a coordenadora.

No Hugo, a ação contempla todos os pacientes internados nas enfermarias e UTIs da unidade.

Mais vídeos:

  • CIDADES

    Acidente grave com carreta na BR deixa dois mortos

    , o motorista perdeu o controle da direção avançando em direção ao canteiro central onde tombou

    Publicado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024 - 10:18

    / Atualizado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Corpo de adolescente desaparecido há três dias é encontrado

    O corpo do jovem foi encontrado por volta das 17h de terça-feira, 23, em uma mata próximo de onde o adolescente teria sido visto pela última vez

    Publicado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024 - 08:55

    / Atualizado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Motorista é preso com CNH falsa

    O motorista informou que comprou o a CNH em Ibitinga-SP e pagou R$ 1.400,00 reais em março de 2023

    Publicado terça-feira, 23 de janeiro de 2024 - 09:43

    / Atualizado terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias