Home / Cidades

CIDADES

DF: Manifestantes fazem barreira com fogo no Assentamento 26 de Setembro

Manifestantes fizeram quatro barreiras com fogo e uma faixa de pregos, nesta quarta-feira (26), no Assentamento 26 de Setembro, na região de Taguatinga, no Distrito Federal. Um grupo bloqueou parte da DF-001.

O ato foi em protesto à operação de retirada de construções irregulares no local, que ocorre há duas semanas. Já os moradores afirmam que a ocupação do bairro é legal.

Chamada para impedir o bloqueio, a Polícia Militar disse ter sido recebida com garrafas, pedras, pedaços de pau, bolinhas de gude e fogos de artifício arremessados contra eles.

Os policiais usaram bombas de efeito moral. Segundo a corporação, dois militares ficaram feridos e uma pessoa foi detida por lesão corporal. Além disso, um policial civil foi baleado na perna e encaminhado para o Hospital Regional da Ceilândia (HRC).

De acordo com a PM, um homem disparou cinco vezes em direção aos policiais que estavam atuando no local.

A operação de derrubada é feita pelo DF Legal – responsável pela retirada de ocupações irregulares na capital. De acordo com o DF legal, foram realizadas a remoção de duas chácaras, com retirada de cercas, postes e um transformador clandestino – além de dois galpões de alvenaria e bases para edificação.

Conforme o órgão, nenhuma casa habitada foi removida, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Duas semanas de confrontos

Não é a primeira vez que ocorrem protestos no Assentamento 26 de Setembro. Em 20 de agosto, os manifestantes atearam fogo em pneus e também chegaram a bloquear a DF-001.

A Polícia Militar também usou bombas de efeito moral para conter o grupo. Uma mulher teve um ferimento na cabeça e uma criança precisou ser socorrida após inalar o gás das bombas de efeito moral.

Durante a operação, o DF Legal derrubou construções de um condomínio que estava sendo erguido na região, sem autorização. Entre as estruturas demolidas estavam quatro casas, dois barracos de madeira, um galpão, um muro de 600 metros e uma guarita.

*NOTA DO DF LEGAL NA ÍNTEGRA*

O DF Legal informa que, nesta quarta-feira (27/8), no assentamento 26 de Setembro, deu continuidade à Operação Pronto Emprego, que vem ocorrendo há duas semanas, com o objetivo de evitar novas construções irregulares no local.

Foram realizadas remoções em duas chácaras, com retirada de cercas, postes e um transformador clandestino, além de dois galpões de alvenaria e bases para edificação. Nenhuma edificação habitada foi removida.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informa que deu suporte à operação, e precisou usar equipamento não letal para garantir a segurança durante a ação do DF Legal.

*Com informações do G1 e do Correio Braziliense

Mais vídeos:

  • CIDADES

    Acidente grave com carreta na BR deixa dois mortos

    , o motorista perdeu o controle da direção avançando em direção ao canteiro central onde tombou

    Publicado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024 - 10:18

    / Atualizado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Corpo de adolescente desaparecido há três dias é encontrado

    O corpo do jovem foi encontrado por volta das 17h de terça-feira, 23, em uma mata próximo de onde o adolescente teria sido visto pela última vez

    Publicado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024 - 08:55

    / Atualizado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Motorista é preso com CNH falsa

    O motorista informou que comprou o a CNH em Ibitinga-SP e pagou R$ 1.400,00 reais em março de 2023

    Publicado terça-feira, 23 de janeiro de 2024 - 09:43

    / Atualizado terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias