Home / Cidades

CIDADES

CMTC promove mudanças nas linhas de ônibus com o propósito de otimizar o transporte coletivo

Segundo a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), ativou cinco linhas diretas de ônibus do transporte coletivo e desativou três alimentadoras, em Goiânia. Para o órgão, o planejamento vem acontecendo há oito dias e tem a proposta de melhorar as viagens, ganhar tempo e evitar aglomerações, durante o surto de coronavírus.

Os estudos efetuados pela equipe técnica, o principal fluxo de movimentação acorre no sentido dos outros bairros para os setores Marista e Bueno, na parte da manhã (entre 5h e 9h) e, no sentido inverso do dia (entre 15h e 19h).

Com o intuito de diminuir aglomerações em terminais, a CMTC criou, por exemplo, a linha 911. Saindo do Terminal da Praça A até pontos na Avenida T-10, no setor Bueno. No final da viagem ele volta de portas fechadas até o terminal, para agilizar o tempo e fazer novamente o trajeto.

Outro itinerário é o 915, que saí também da Praça A, mas leva passageiros até o Viaduto da T-63. Esses ônibus também retornam de portas fechadas e repetem o trajeto de maior demanda.

O percurso das linhas 919 e 920 também são novos e complementares. A primeira faz um trajeto saíndo do Terminal Praça da Bíblia para a avenida T-10 e o Terminal Isidoria, enquanto a segunda faz o mesmo caminho, mas no sentido oposto.

A quinta linha foi criada para substituir três alimentadoras e atender a demanda do transporte coletivo em Nerópolis, que teve o terminal interditado temporariamente.

A linha 581, começou a trafegar no sábado (15), e transporta passageiros de vários pontos de Nerópolis para Goiânia, direto. Ela substituiu as três linhas alimentadoras que estão sendo desativadas: 957, 958 e 959. Desta forma, o usuário saí do próprio bairro e termina a viagem no Terminal da Bíblia, em Goiânia.

De acordo com o site G1, a CMTC comunicou que a criação das linhas diretas tem diminuído o tempo de espera do usuário do transporte coletivo pelo próximo ônibus. Também repassou que a medida tem sido bem- sucedida em evitar aglomerações nas plataformas, o que causava preocupação e desconforto por conta da pandemia do novo coronavírus.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias