Home / Cidades

CIDADES

Caiado anuncia portaria que internacionalizou voos do Santa Genoveva

O governador Ronaldo Caiado anunciou nesta quinta-feira, 20, que o Aeroporto Santa Genoveva, de Goiânia, foi oficialmente reconhecido pelo Ministério da Infraestrutura/Agência Nacional de Aviação Civil e Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) como aeroporto internacional.

A medida vai incrementar o turismo internacional no Estado, que já está no radar dos interessados em turismo cultural (art déco, cidades coloniais, ciclo do ouro, etc) e turismo ecológico e de aventura.

A Portaria 2076/20 diz em seu artigo 1º que o aeroporto está apto para operações regulares e não regulares: "Art. 1º - Designar como internacional o Aeroporto Santa Genoveva/Goiânia (SBGO) para operações regulares e não regulares".

Caiado disse que a medida foi um compromisso de campanha firmado por ele e o ex-senador Wilder Morais, que adiantou as tratativas junto ao Governo Federal quando ocupou a titularidade da Secretaria de Indústria e Comércio.

 A designação é por prazo indeterminado, diz a norma. "O período de abertura ao tráfego aéreo internacional será ininterrupto, durante todo o período de abertura do aeroporto ao tráfego público", diz a norma.

Conforme a portaria, as operações internacionais estão autorizadas para os serviços aéreos públicos regulares e não regulares, incluído táxi aéreo e aviação geral.

Segundo a Infraero, o operador da aeronave ou interessado deve realizar comunicação ao operador do aeródromo sobre o seu interesse de pouso/decolagem com antecedência mínima de seis horas em relação à operação pretendida.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias