Home / Cidades

CIDADES

Prefeitura de Goiânia prossegue com fiscalização de atividades não essenciais

A prefeitura de Goiânia recobra nesta segunda-feira (6), o trabalho de fiscalização para combater o funcionamento de comércio e serviços considerados não essenciais. Os fiscais também vão multar quem não estiver usando máscara facial, e observar se o serviço que estiver liberado para funcionar está seguindo o horário de escalonamento.

Segundo o coordenador da Central de Fiscalização da Covid-19, Dagoberto Costa, a multa para o estabelecimento em caso de descumprimento do decreto é de R$ 4,7 mil. Já quem for flagrado sem máscara será multado em R$ 627.

" Vamos buscar estabelecimentos que não podem abrir e vamos fechar. Além disso, será fiscalizado o horário, se está sendo cumprido. A fiscalização termina quando houver um novo decreto, daí vamos nos readequar para uma nova fiscalização. Na próxima semana, parte do comércio e serviços podem reabrir e nós vamos fiscalizar se essa reabetura será de maneira correta", afirmou.

Há fiscalização durante 24 horas, e integram à equipe servidores da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Vigilância Sanitária, Polícia Militar (PM) e Guarda Civil (GCM).

"A fiscalização será feita em grupo com dois carros, seja da PM ou GCM, e um de fiscalização, seja da AMMA ou Vigilância Sanitária. O valor da multa pode aumentar, como por exemplo, se o estabelecimento estiver aberto, com aglomeração e servindo comida em mesas, podendo até ter o alvará de funcionamento cassado", declarou o coordenador.

Um dia após a publicação do novo decreto, na última quarta-feira (1), algumas lojas e feiras foram flagradas abertas, desrespeitando o fechamento alternado. De acordo com a Seplanh, foram expedidos cinco autos de apreensão para ambulantes que estavam irregularmente na Região da 44 e para duas lojas que estavam trabalhando normalmente.

A Central de Fiscalização da Covid-19 foi implantada desde que iniciou a pandemia de coronavírus em Goiás, em meados do mês de março.

Decreto

Seguindo o governo estadual, a prefeitura de Goiânia publicou um decreto na última terça-feira (30), determinando o funcionamento alternado do comércio que não é considerado essencial. Os serviços listados devem fechar as portas por 14 dias. Porém, em 14 de julho, os estabelecimentos podem reabrir.

*Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias