Home / Cidades

CIDADES

Falta leite especial na farmácia da prefeitura

Segundo o site G1, famílias que têm filhos com alimentação restrita devido a problemas de saúde, estão sem o fornecimento do leite especial, na farmácia da prefeitura de Goiânia. Para a presidente da Associação de Microcefalia e outras Malformações por Zika Vírus em Goiás (Amiz), Rochelle Alves dos Santos, nenhuma mãe conseguiu as latas de leite necessárias para a dieta dos filhos este mês, e segundo ela, não é a primeira vez que isso ocorre.

"Já tem uns dois ou três meses que vinha faltando frasco e equipo. Este mês fomos buscar e não tinha nada. O pior de tudo é a falta de previsão. Se eles nos passassem uma data, a gente poderia ao menos se organizar até lá,mas eles só falam que não tem previsão. Ano passado foi de maio até novembro sem o leite e os equipamentos", afirmou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que o processo de compra do leite "está em andamento". Cada lata do leite que as crianças necessitam custa, em média R$ 50 cada. A filha de Rochelle, de 3 anos e 10 meses, precisa de 17 latas por mês, de acordo coma prescrição médica.

"Para piorar, estamos em um período de pandemia, ou seja, já estamos apertados pra sobreviver, aí ter mais esse gasto complica bastante para a gente", sustentou a presidente.

Equipamentos em falta

Hickelly Mariáh dos Santos, filha de Rochelle, tem hidrocefalia por Zika vírus, e desde setembro do ano passado, usa sonda gástrica para se alimentar. A dieta dela consiste no leite especial, feito com equipamentos que também estão em falta, segundo a presidente do Amiz.

"Minha preocupação se estende às outras mães. Quando acontece isso de faltar, uma mãe que tem uma ou outra lata sobrando, cede para a outra, mas eventualmente, não é suficiente, e a mãe que cedeu uma hora fica sem e passa a precisar também", considerou Rochelle.

Para a presidente da Amiz, não são apenas as crianças que usam sonda gástrica que dependem do leite. Muitas têm intolerância e restrições alimentares, e o leite funciona como um suplemento. "Tem muitas crianças nessa situação e dependem do leite especial".

Nota da SMS

"A Secretaria Municipal de Saúde informa que o processo de compra do suplemento Fortini já está em andamento. A licitação já foi feita e agora segue todos os trâmites legais para a conclusão da compra até a entrega do produto".

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias