Home / Cidades

CIDADES

Energia elétrica: comunidade Kalunga recebe kits de rede do Governo de Goiás e Enel

A partir de parceria do Governo de Goiás - através do Gabinete de Políticas Sociais, e da Enel Distribuição Goiás - 70 famílias da comunidade Kalunga, localizada no povoado do Vão do Moleque, em Cavalcante, região norte de Goiás, terão acesso à iluminação.

“Essa alegria de poder desfrutar de melhor qualidade de vida, isso é extremamente gratificante. Acho que é algo que tem tudo a ver com nosso compromisso de vida e de governo. Não adianta estarmos apenas desenvolvendo regiões desenvolvidas sem que a gente tenha um olhar também para as regiões mais humildes do Estado de Goiás e podermos, cada vez mais, combater as desigualdades regionais e a falta de oportunidade das pessoas”, diz o governador Ronaldo Caiado.

Caiado e Gracinha, coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), assistiram reportagem produzida pela equipe da TV Brasil Central (TBC) sobre a chegada da energia elétrica para as famílias kalungas e garantiram mais ações para a comunidade esquecida por outras gestões.

Gracinha recordou que o Gabinete de Políticas Sociais teve ações voltadas para a comunidade Kalunga desde o início da gestão Caiado. “O primeiro lugar que fomos com o projeto ‘Pé No Chão’ foi Cavalcante, que estava como município mais carente de Goiás, segundo o levantamento do Índice Multidimensional de Carência das Famílias Goianas (IMCF). E quando chegamos lá, aquelas pessoas não tinham nada. Não tinham água, não tinham luz. E porque não tinham água, também não tinham banheiro. Então, viviam num total esquecimento dos governos. E todo mundo dizia que isso ia ser difícil, que não ia chegar. E hoje é realidade. A água, a energia elétrica e a internet”.

Os kits de rede são compostos por duas lâmpadas e duas tomadas. Esta composição significa a dignidade da iluminação e a possibilidade de se manter a tradição da região dos kalungas, mas através do acesso a uma tecnologia que deve ser universal.

Inserido no programa “Luz para Todos”, do governo federal, o programa já construiu 360 quilômetros de rede de distribuição.

Com investimento estimado em R$ 22 milhões, o programa instalou 3,5 mil postes.

A previsão é de que nos próximos três meses mais 70 serão instalados. Desta forma, serão 140 novas unidades consumidoras para os kalungas.

"Seu" Juarez da Cunha, 60, falou com a imprensa sobre a espera da chegada da luz": “Há uns 20 anos, colocaram os ‘padrão’. Nós tínhamos ansiedade pela energia”.

Ao lado da esposa Aparecida Fernandes da Cunha, 55, e três filhos, ele desabafa pelo tempo que viveu no escuro: “Ficou tudo na mentira. Não aconteceu”.

“Ano passado, o governador Ronaldo Caiado chegou aqui, montado a cavalo. Falamos sobre os postes e ele disse que a gente ia ter energia elétrica este ano. Está aí a prova que ele não mentiu para gente”, relata.

Caiado quando chegou na comunidade kalunga: conversa com morador da região tradicional e negligenciada virou poste com energia elétrica

FESTEJO
José Luis Salas, diretor-presidente da Enel Distribuição Goiás, diz que a expectativa é de que a energia elétrica chegará a outros povoados da região até o fim do ano.

A área conhecida como Festejo, onde são realizadas reuniões e celebrações da comunidade kalunga, será uma das contempladas.

“Trata-se de uma área de mata, montanha e encostas íngremes, o que dificulta muito o acesso das nossas equipes. Mas entendendo a importância do povo kalunga e a partir de uma demanda do Governo do Estado, que tem uma preocupação muito grande com essa comunidade, nós fizemos um esforço concentrado na região para acelerar as obras”, explica.

ÁGUA

O acesso ao abastecimento de água é outra necessidade básica que por muitos anos foi negligenciada na região. Em maio do ano passado, o Governo de Goiás, por meio da Saneago, fez a interligação do Reservatório do Setor Morro Encantado, em Cavalcante ao Sistema de Abastecimento de Água. Esse reservatório tinha ficado parado por cerca de seis anos até que foram construídos mais de 200 metros de rede para interligá-lo, possibilitando assim, a distribuição de água para o Setor Morro Encantado.

A primeira-dama Gracinha Caiado, que esteve por três vezes na comunidade Kalunga em 2019, se emocionou com histórias como a de Evandro Fernandes. Com uma maquita na mão, o jovem pedreiro pode agora construir um novo futuro como marceneiro. “Estamos muito felizes, pois nunca acreditamos que fosse chegar a energia. Mas o dr. Ronaldo Caiado correu atrás e agora é uma realidade. Antes eu tinha que trabalhar com serrote, mas agora posso usar os equipamentos elétricos. Muda muito a vida”, agradeceu.

Ainda no ano passado, o Governo de Goiás, juntamente com a Enel, levou kits de energia fotovoltaica para 130 famílias quilombolas que vivem em locais de difícil acesso para a rede de energia elétrica convencional. A expectativa é de que outras 70 famílias também receberão os kits com painéis solares até o final deste ano.

Ações

A comunidade quilombola Kalunga em Goiás é o maior território quilombola do Brasil e se estende entre os municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás, na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Segundo dados do Índice Multidimensional de Carência das Famílias Goianas (IMCF), calculado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), Cavalcante está entre as 13 cidades com pior desempenho considerando dados sobre moradia, educação e renda.

Por isso, desde o início do governo, o governador Ronaldo Caiado tem voltado ações para o município com o objetivo de ajudar os cidadãos mais vulneráveis e, principalmente, criar caminhos para o desenvolvimento social e combate à pobreza de forma sustentável.

Desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Goiás, em março deste ano, o Governo de Goiás, por meio da Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus, já enviou mais de 3 mil cestas para cidadãos da cidade de Cavalcante em situação de vulnerabilidade, sendo 2,4 mil destinadas para comunidades quilombolas do município. O Governo de Goiás também destinou cobertores da Campanha do Agasalho, por meio da OVG, e fez a inclusão de alunos da rede estadual de ensino nos programas de segurança alimentar da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) neste momento de pandemia. Em Cavalcante, são 195 alunos que recebem o auxílio alimentação de R$ 75 a cada 15 dias e outras 95 famílias que já receberam os kits alimentação.

Em janeiro de 2020, a Secretaria de Meio Ambiente é de Desenvolvimento Sustentável (Semad) liberou uma licença ambiental para instalação da rede elétrica rural que vai beneficiar moradores das comunidades quilombolas Povoado São Domingos, Fazenda Forquilha, Assentamento Órfãos e Vão do Moleque.

A primeira edição do Projeto “Pé no Chão”, de visitas do Gabinete de Políticas Sociais para avaliação das carências dos municípios, ainda em março do ano passado, foi nas comunidades Kalunga de Cavalcante. Em setembro de 2019, o projeto voltou com estruturas das Secretarias de Cultura e Meio Ambiente; Saneago; OVG e Polícia Militar Ambiental com o desenvolvimento de uma série de ações de educação ambiental e preservação dos recursos naturais da região durante a Romaria de Nossa Senhora do Livramento e São Gonçalo, no Vão do Moleque. Na oportunidade, foram levados banheiros químicos, água mineral e mais de uma tonelada de alimentos. Ronaldo Caiado foi o primeiro e único governador a participar desse festejo tão importante para a cultura Kalunga.

Cavalcante também é uma das cidades que receberam o projeto Alfabetização em Família, parceria entre o Gabinete de Políticas Sociais e a Seduc, para alfabetização de jovens, adultos e idosos. A ação tem o objetivo de promover mudanças sociais e econômicas por meio da elevação da escolaridade. Apenas em Cavalcante, o Alfabetização em Família tem 4 turmas, com um total de 75 alunos participantes. Em fevereiro deste ano, o projeto foi ampliado e agora conta com parceria com a Fundação Roberto Marinho, o que possibilitou a abertura de 5 novas turmas na cidade, com um total de 54 alunos.

Também na área da Educação, o Governo de Goiás inaugurou duas novas salas de aula, e levou 600 livros didáticos de todos os componentes curriculares, além de computadores e tablets para comunidades Kalunga. O projeto “Goiás Tec”, de mediação tecnológica voltado para o Ensino Médio atende 4 turmas com um total de 60 alunos de comunidade Kalunga.

Em novembro do ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou a entrega de 47 permissões de cultivo mecanizado para as lavouras de comunidades Kalunga, atendendo a uma antiga demanda da região e garantindo segurança jurídica para os agricultores locais, que antes eram obrigados a utilizar a técnica tradicional de roças de toco, ou roças de coivara, predominantemente manual, e com uso do fogo.

Pela primeira vez na história, as comunidades Kalunga receberam brinquedos e a visita do Papai Noel, durante o “Natal do Bem” da OVG. Apesar de todas as dificuldades geográficas, o Governo de Goiás fez questão de levar um pouco de carinho e a magia do Natal para as crianças da região.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias