Home / Cidades

CIDADES

“A população não perdoa mais corrupção”, diz Lincoln Tejota durante sanção da lei que cria Delegacia de Combate à Corrupção

O Estado de Goiás vai contar com uma Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (DECCOR), para atuar na investigação de grandes contravenções penais ligadas ao tema. A sanção da criação da delegacia foi assinada pelo governador Ronaldo Caiado na manhã desta terça-feira (14).

“Transparência sempre foi uma das determinações do Governador Ronaldo Caiado. E, nesse momento de crise e pandemia, ficou evidente a necessidade de ter um Estado funcionando, aplicando os recursos públicos da maneira correta. Na corrupção, quem paga o preço é toda a população e estejam cientes, a população não perdoa mais a corrupção”, afirmou o vice-governador Lincoln Tejota durante a cerimônia.

Foto: Reprodução

A nova delegacia irá substituir o Grupo Especial de Combate a Corrupção (GECCOR) que atuava provisoriamente por meio de portaria do Delegado Geral da Polícia Civil de Goiás. Em apenas oito meses, o GECCOR foi responsável por seis operações que resultaram no bloqueio de mais de R$ 180 milhões.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, houve uma queda expressiva nos indicadores de criminalidade referentes ao 1º semestre de 2020 em Goiás, comparado com o mesmo período do ano passado. Os crimes de roubo fecharam em redução, sendo -38,29% roubo de veículos, -34,95% roubo de carga, -19,58% roubo a residências. Chama a atenção a redução de 100% dos roubos a instituições financeiras. Ou seja, nos seis primeiros meses de 2020, não houve nenhum registro dessa modalidade criminosa.

Em apenas 1 ano e meio, desde que o governador Ronaldo Caiado assumiu o Governo de Goiás, operações de combate à corrupção e ao crime organizado identificaram e eliminaram contratos superfaturados, economizando cerca de R$ 1 bilhão aos cofres do Estado até o ano de 2022.

“É com muita satisfação que vejo a criação de uma delegacia especializada em corrupção no nosso Estado. Cada vez mais damos os subsídios para que as forças de segurança continuem trabalhando com liberdade, integridade e firmeza”, disse Lincoln Tejota.

A cerimônia de assinatura da sanção ainda contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Walter Carlos Lemes, procurador Aylton Vechi, secretários e demais autoridades representantes do Poder Judiciário de Goiás.

Cerimônia de assinatura / Foto: Reprodução

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias