Home / Cidades

CIDADES

Recém-nascido testa positivo para Covid-19 em Goiânia

Segundo informações do jornal O Popular e G1 Goiás publicadas nesta segunda-feira (1º/6) o recém-nascido Oliver Gael Saraiva Brito testou positivo para a Covid-19 em Goiânia. O bebê nascido há quatro dias tem problemas cardíacos e fez o exame antes de passar por uma cirurgia. O procedimento foi cancelado devido ao resultado do teste que foi divulgado no último sábado (30). O Popular enfatiza que ele permanece internado. Está isolado em uma incubadora, no entanto não apresenta sintomas.

Conforme a mãe do bebê ressaltou ao G1 ele nasceu na última terça-feira (26) no Hospital Materno Infantil (HMI) e foi para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal. Segundo aponta a reportagem, Oliver Gael foi transferido para um hospital particular conveniado do Sistema Único de Saúde (SUS) depois de três dias. Ele iria ser operado na próxima terça-feira (2), de acordo com o site.

Segundo pontuou a mãe de Oliver, Elilza Saraiva, ao jornal O Popular, ela ficou internada durante 11 dias no HMI para conseguir uma vaga na UTI Neonatal para fazer a cesárea. Conforme Elilza realçou à matéria, uma gestante com sintomas da Covid-19 foi colocada no mesmo espaço que ela durante o período de internação.

Conforme a assessoria de imprensa do Hospital Materno Infantil essa informação não procede. "O hospital está tomando todo o cuidado. O paciente, se sentir sintomas, automaticamente é isolado e colhido material para testagem".

De acordo com a reportagem, ela foi submetida à cesarea de urgência assim que a vaga da UTI surgiu. O site ressalta que duranfe o período em que o recém-nascido ficou internado na UTI do Hospital Materno Infantil, Elilza teve contato com o filho.

Conforme o site do jornal a preocupação de Elilza é sobre ter transmitido a doença para o filho. Também existe o receio dela e o marido também estarem contaminados.

Segundo o site, ao visitar o filho no Hospital da Criança no sábado (30) foram comunicados sobre o resultado positivo. De acordo com a matéria, mesmo com o diagnóstico a família destacou que ainda não recebeu o exame do bebê.

Quatro profissionais testaram positivo e foram afastados do HMI

Em nota enviada ao jornal O Popular o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) argumenta que "segue todos os protocolos da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e Ministério da Saúde. Os pacientes que apresentam sintomas da Covid-19 são isolados e passam por coleta de material para a realização de teste para a Covid-19. Desta forma não permanecem juntos com os demais pacientes, conforme fluxos de atendimento definidos pelo Plano de Contingenciamento o HMI".

A nota reitera que "nos dias 28 e 29 de maio foi realizada ampla testagem dos profissionais do HMI. Quatro profissionais assintomáticos testaram positivo e foram afastados das atividades".

O HMI esclarece também que "no último sábado, 30, após tomar conhecimento da testagem positiva do recém-nascido que nasceu na unidade, em 26 de maio, já providenciou a desinfecção do setor bem como fez o bloqueio da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN). Todos os recém-nascidos estão em incubadoras com distanciamento de 2 metros".

"A Comissão do Controle de Infecção Hospitalar da unidade está reforçando todas as orientações e protocolos. Todos os profissionais que estiveram na unidade durante o período em que o bebê permaneceu no hospital, assim como os pais dos recém-nascido estão sendo monitorados e aguardam a testagem para hoje", acrescenta a nota.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias