Home / Cidades

CIDADES

Nanotecnologia criada goianos pode prolongar por 21 dias durabilidade dos alimentos

Uma empresa goiana desenvolveu um spray capaz de aumentar a durabilidade dos alimentos. Estudos realizados com frutas, verduras e hortaliças, mostraram que o produto, que usa a nanotecnologia, pode aumentar a conservação dos alimentos em uma média de 21 dias. Empresa Suíça mostrou interesse pela testagem e firmou parceria com os cientistas de Goiás.

Para Nicholas Serafim Camargo, químico- chefe de Tecnologia e Inovação, o produto vai conseguir atingir toda cadeia alimentar. "Já fizemos o uso de nanotecnologia em cosméticos, nós já sabemos das aplicações, e nós já sabemos da funcionalidade. Nós pensamos, porque não trazer essa tecnologia para o mundo agro, já que Goiás é um dos maiores produtores do Brasil", afirmou.

O químico ainda destacou que o produto é totalmente natural e comestível, por ser a base de óleos vegetais. "Usamos óleo de açaí, óleo de café verde e ele vai funcionar protegendo a fruta contra ações externas, por exemplo, contra a ação do oxigênio, ou contra a ação de micro- organismos que estão pertencentes ali na superfície da fruta", destacou

De acordo com Nicholas, uma empresa Suíça se tornou parceira e está contribuindo com um dos ativos da fórmula e com testes de campo. A expectativa é que, com a parceria, o trabalho dos cientistas esteja pronto para comercialização até o final do ano.

"Eu acho uma boa ideia uai, porque a gente compra, não pode estar vindo todos os dias, guarda em casa e vai usando ela fresquinha, boa", considerou o aposentado Valdir Celestino da Silva sobre a possibilidade de aumentar a durabilidade dos alimentos.

*Com informações do G1.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias